terça-feira, 24 de novembro de 2009

Morena Marina

É saudável termos na disputa eleitoral uma figura do quilate de Marina Silva. Pessoa de luta, leal e convicta. Se bem que já se tenha dito ser a convicção mais grave do que a mentira, pois uma convicção pode representar uma intransigência no erro. Adolf Hitler e Mussolini tinham, sim, as suas convicções e por elas deram as suas próprias vidas.
As qualidades de Marina são insuficientes, para a tarefa histórica que se faz necessária. Para ela, o problema reduz-se à ecologia e vai mais longe no seu equívoco de imaginar e praticar uma política fundada em especialistas. Ora, o nosso problema crucial é salvar o universo da catástrofe que o capitalismo nos arrasta e isso não será obra apenas de experts, trata-se de uma obra social. O socialismo, o ambientalismo exigem, como tudo, o conhecimento, mas sobretudo a sua democratização.
Quando Plínio de Arruda Sampaio, nosso provável candidato à Presidência da Republica, caso prevaleça a lucidez política, considerou que Marina era apenas uma ecocapitalista ele o fez com justeza.
É preciso dizer que não somos ameaçados apenas pelo aquecimento global, essa é uma questão. Centenas de outras questões colocam-se como responsáveis pela ameaça à sobrevivência da humanidade. É que os trovões, os furacões, os tsunamis são mais agressivos e tocam mais fortemente os nossos olhos e ouvidos. Mas não está aí o centro da questão.
Houve uma redução política. Passou-se a considerar a direita tão somente aqueles que defendem o estado mínimo, o livre mercado. Enquanto isso, os partidos dos grupos e movimentos de esquerda passaram a ser definidos como defensores do “estado máximo”, atropelando o conceito socialista de que estado é um instrumento de dominação de uma classe sobre outra, não falam mais em classes sociais. Segundo eles, isso é coisa do passado, o estado seria apenas o árbitro das questões socias ou, sobretudo, o promotor da justiça e do bem estar social. Ora, quem assim pensa, por desinformação ou má fé, não pode ser considerado de esquerda e, nós queremos candidatos realmente socialistas nas próximas eleições.

2 comentários:

  1. O artigo a respeito da possivel candidata do PV, a Presidencia da republica Marina da Silva, acho que tem por traz disso uma forma de enfraquecer a candidatura do PSOL, isso pode ser uma possibilidade um artificio do Planaldo. Se verificarmos com cautela quanto a saida do PT para o PV, nao registramos nenhum protesto por parte de ninguem.

    ResponderExcluir
  2. Para a Senadora Marina da Silva,parece que nao existe outra causa para justificar a desgraça social elem do meio ambiente. E realmente muito pouco, para alguem que deseja transformar esse modelo de sociedade que ai esta.O mundo necessita com urgencia de partidos politicos que busquem alternativas, no sentido de orientar o proletariado em busca do socialismo Marxista Leninista.

    ResponderExcluir