quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Dois Discursos

      Face à realidade econômica e social que vivemos, existem, somente, dois discursos qualitativamente diferentes. O primeiroé o discurso da burguesia que consiste em dizer ser o capitalismo bom, desde que gerenciado com competência, honestidade e determinação. Esse é o discursopredominante; ele está em todos os recantos e vai do campo aos campi. Este discurso está na boca dos maiores partidos de "esquerda" como é o caso do PT, PSB, PCdoB e PDT. Em razão disso, a direita, ou seja, a poítica que não extrapola os marcos do capitalismo, é francamente hegemônica, gerando daí a afirmação de que acabou a divisão política entre esquerda e direita, pois tudo é direita, cujas frações se coligam sem nenhum pejo em torno das mais diversas candidaturas.
     O segundo discurso, minoritaríssimo, parte do princípio de que as mazelas socias, tão agravadas a cada dia que passa, tem uma única causa que se chama capitalismo. O capitalismo foi revolucionário, mas os eu caráter progressista esgotou-se com o advento do imperialismo.. Movido pelo propósito único de gerar lucros para a burguesia, o capitalismo tornou-se um sôfrego destruidor de vidas.
    Assim sendo, a única política que serve aos interesses da humanidade, respalda-se no discurso da superação do capitalismo que deve ser feito de forma clara e ostensiva.
    Quem leva, porém, a cabo esse discurso anticapitalista? Quem proclama vivermos um dilema: ou a humanidade destrói o capitalismo ou o capitalismo destrói a humnidade?
    Pouquíssimos. Valendo registrar que, dentre esses que se assumem anticapitalistas, muitos têm esse discurso gravado no meandro de seus cérebros, enquanto usam sua energia para brandir  em " Fora a ALCA e o FMI", reinvidicações de caráter nacionalista que o próprio sistema se encarregou  de resolver.
   Todos são chamados a intervir. Todos devem fazer a sua escolha: ou o discurso conservador que respeita os limites do sistema ou o discurso da trasformação social.
  

Um comentário:

  1. Dois dicurssos:
    Esse paralelo coresponde um lado do emprega- dor e outro dos desvalidos. O lado dos que teem apenas a força de trabalho para oferecer ao mercado, enccontra-se diante de um processo de alienaçao preocupante. Os Partidos de esquerda em sua quase totalidade, estao servindo com muita competencia a classe burguesa. Por essa razao quero parabinizar o Escritor Socialista Gilvan Rocha pelo artigo.

    ResponderExcluir