terça-feira, 21 de setembro de 2010

Para que serve a ABIN?

A Agência Brasileira de Inteligência – ABIN, tem, como argumento para justificar as suas polpudas verbas, dizer que se trata de um órgão necessário para manter o governo informado de tudo o que se passa do ponto de vista político e administrativo. Entretanto, quando estourou o escândalo do “mensalão” o Sr. Presidente disse, textualmente, que nada sabia a respeito de práticas tão espúrias. Cabe uma pergunta: onde estava e o que fazia a ABIN que não informou ao Sr. Presidente sobre o fato de que o “chefe da quadrilha” do mensalão era justamente o ministro da Casa Civil do seu governo, o então deputado José Dirceu? Depois foi o escândalo dos “aloprados” e, mais uma vez, o Sr. Presidente disse que de nada sabia. Recentemente, estourou um escândalo, novamente na Casa Civil, comandada pela então ministra Erenice Guerra, sobre tráfico de influência e propinoduto que transcorria naquela pasta, e a ex-ministra Dilma Rousseff, de pronto, declarou que de nada sabia, o que é um testemunho inequívoco de que a tão famosa ABIN não vem cumprindo o seu papel de informar ao governo o que se passa em suas proximidades.
Do que foi dito, resta-nos concluir, que essa Agência Nacional de Inteligência limita-se a fazer o controle político do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, dos pequenos partidos que fazem oposição ao capitalismo e de sindicatos que procedam com o mesmo objetivo político. Vê-se, portanto, que o Estado burguês, através de suas diversas instituições, está, antes de tudo, a serviço da manutenção do sistema sócio-econômico vigente e o seu empenho é manter a propriedade privada, os lucros dos ricos e a desigualdade crescente. A ineficácia da ABIN, quando deixa o Presidente completamente desinformado nos casos de falcatruas, é um eloquente testemunho de que o Estado, com suas diversas instituições, não existe para assegurar justiça, tranquilidade ou moralidade. Essa verdade nos leva a concluir que não bastam mudanças de governos; há que haver um desmantelamento de um aparato que só serve aos ricos.

3 comentários:

  1. Dado o carácter de classe do Estado, com seus pressupostos, a existência e manutenção da propriedade privada da exploração do homem pelo homem...

    Cabe uma pergunta pode existe Estado dos trabalhadores?

    ResponderExcluir
  2. O autor do texto desconhece totalmente as particularidades, a essência do que é a Atividade de Inteligência e de sua importância para o país.

    É como se uma pessoa falasse sobre o Budismo sem comnhecer nada e sem ter lido nada, mais ou menos isso...

    ResponderExcluir
  3. Sobre a Atividade de Inteligência - acrescentamos que tem a finalidade de assessorar e não possui força de polícia. Assim, os assessorados podem utilizar ou não suas informações.

    ResponderExcluir