terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Deus, um ser contrariado

A considerar a Bíblia expressão da verdade, haveremos de nos dar conta de que Deus é um ser contrariado. Bem antes de existir a vida material, quando tudo era vida espiritual, no sacrossanto céu, deu-se um processo conspirativo que culminou com a rebelião de milhares de anjos capitaneados pelo anjo Lúcifer. Segundo a Bíblia, essa rebelião teve como motivação a inveja. É estranho que em um lugar tão puro como o céu, tenha florescido o sentimento da inveja. Esse evento deve ter deixado o nosso Deus bastante contrariado e uma dúvida se coloca: será que ele foi surpreendido? E se foi, onde fica a sua onisciência?
Deixemos esse episódio para trás e nos reportemos a outro momento de suma importância. Por razões desconhecidas, Deus se propôs a criar o mundo material e, a partir daí, criar o homem a sua imagem e semelhança, que deveria viver no Paraíso livre de todo sofrimento, bastando não proceder a nenhuma desobediência. Isso não ocorreu e o homem, Adão, enveredou pelo pecado e, mais uma vez Deus foi contrariado.
Não bastassem tais desconfortos, num pequeno lapso de tempo veio outra maldição, Caim matou o seu irmão Abel para o profundo pesar de Deus. Com o correr do tempo, a humanidade descambou para a completa perversão cujas expressões foram as libertinagens de Sodoma e Gomorra. Entristecido, o nosso bom Deus resolveu promover um ato de limpeza e mergulhou a humanidade no afogamento, salvando-se apenas Noé e seus familiares.
Seria um recomeço, porém, as maldições continuaram se repetindo. Foi aí, que Deus resolveu lançar mão de uma medida mais extrema e mandou o seu próprio filho feito homem, Jesus, vir a terra para salvar a humanidade dos seus descaminhos. Ocorreu, para o seu pesar, que o seu filho feito homem, foi lançado ao cárcere, julgado e condenado a crucificação antecedida por violentas torturas. Passaram-se mais de dois mil anos e, nesse período, não se efetivou a vontade de Deus, prosperou o crime, a devassidão, a torpeza, e isso, com certeza, contraria a vontade de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário