segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O povo na lama

Recentemente Lula prometeu tirar grande parte do povo que vive mergulhado na lama. Ele imagina que esta tarefa é tarefa de governo sem atentar para o fato de que essa situação decorre do sistema capitalista. Como usou uma linguagem chula foi bastante censurado, pois não respeitou a “liturgia do cargo”. “Nem tanto mar, nem tanto a terra”. Lula baixa o nível de expressão e torna-se ainda mais popular. Enquanto isso a senhora Heloísa Helena faz o oposto para evitar falar em cueca ela prefere dizer “a peça íntima do vestuário masculino” o que não passa de escrúpulos ridículos digno de freirinhas de convento.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Qual a razao que nao se deu tanta importancia aos 40 malversadores dos recursos do povo,no chamado mensalao, e porque nao foi indiciado o grande ali ba ba. A propria OAB,nao entrou com qualquer representaçao contra os mensaleiros. Sera que o crime cometido foi menos importante? Isso nao quer dizer que esteja eu do lado do sr Arruda e companhia.

    ResponderExcluir
  3. ora, o mesmo poder que passou a mão na cabeça no mensalão petista vai fazer o mesmo no mensalão Demonista.

    ResponderExcluir
  4. Os escândalos não param. Não faz muito tempo que vemos o mensalão do sinistro Zé Dirceu, o episódio do sangue suga que era os desvios de ambulâncias a patuscada praticada pelos aloprados do PT e centenas de outros episódios similares. O que é que produz a corrupção? Alguns imaginam que ela advém apenas da impunidade. Isso é só um pedaçinho de verdade. A verdade por inteiro é que o sistema capitalista empurra as pessoas para o caminho do malfazer na medida em que pressiona a todos a ter mais e mais e ostentar mais e mais. Sem atacar a causa não resolveremos os problemas e pensar que se resolve com campanha moralistas é uma perda de tempo. Alias já tivemos a eleição de Jânio Quadros para a presidência da republica que prometeu varrer a corrupção com sua vassoura mágica. Outro caso mais recente foi do “mauricinho” Fernando Collor
    Hora da cueca, hora da meia

    o “caçador de marajás” que prometia encher o maracanã de corruptos presos por sua polícia moralizadora, mas tanto um, quanto outro não passaram de verdadeiros trapaceiros. E o povo continua acreditando que o mal está unicamente na corrupção, na falta de vergonha na cara, sem procurar a verdadeira causa que é o capitalismo, como já dissemos.
    Cabeto.

    ResponderExcluir
  5. Carlos,

    O seu comentário me lembrou um texto que fiz há algum tempo atrás, mas que se torna muito recente:


    CIRCO BRASIL (Lane Lima)

    O povo ri... O povo chora... A confusão está armada!
    O suspense está no ar... Já é hora de começar.
    Todos voltados para os noticiários: “Corrupção! Corrupção!”
    Esta é a palavra de ordem.
    O caos se inicia ou apenas continua.
    Povo crítico? Não. Povo cansado!
    Que entrem os palhaços, já é hora das desculpas.
    E o espetáculo continua...
    E o povo ri... E o povo chora...
    Esquerda, direita, centro, pra cima, pra baixo...
    Tudo é feito sem democracia, que reine a demagogia.
    Sofrimento, angústia, miséria, fome, dor...
    Mas tudo isso passa... O Carnaval está chegando, a copa se aproximando.
    Mais prisões e menos escolas, menos comida e mais esmola.
    “Extra! Extra! Violência nas ruas.” Violência física, violência moral.
    Falta educação, falta poesia, falta dignidade, falta viver a vida.
    Mas tudo isso passa... Passa... Passa por onde?
    E o povo ri e o povo chora...
    Temos floresta, temos água... Estamos em perigo.
    Somos ricos e somos pobres.
    Ricos de pobreza e pobres em riqueza. .
    Vivos e mortos misturados no cemitério da exploração.
    Vida e morte, morte e vida. Transição que não acaba nunca.
    Chega! O povo agora cansou de ri, cansou de chorar.
    O povo cala... E espera novas eleições.

    A pergunta é: "Até quando?"

    ResponderExcluir
  6. com certeza. o que temos que fazer é impopularizar o capitalismo. dizer que é "falta de vergonha na cara" não basta. a eleição não vai mudar a nossa vida, mas já que o voto é obrigatório, vote em candiadatura anticapitalista.

    ResponderExcluir
  7. Não entendo qual a razao dos criticos nao se reportarem a respeito das declaraçoes do Presidente Lula,quando ele falou pela primeira vez a respeito dos escandulos do mensalao em Brasilia (2). Porque o grande primeiro escandulo foi no governo do proprio Lula, conhecido como Mensalão.Lula falou que as imagens nao refletiam por se so a realidade, se referindo ao Gov. Arruda.Pode ate ser verdadeiro, mas partindo do Presidente da Republica? Sera que nao tem por traz disso um recado? Quem nao esta lembrado do Valdomiro Diniz?

    ResponderExcluir