segunda-feira, 29 de março de 2010

O socialismo

O socialismo não é apenas um desejo, um sonho, uma utopia. Ele é, antes de tudo, uma necessidade histórica, caso contrário seremos todos arrastados para a tragédia total, como a realidade já sinaliza. O socialismo compõe-se de duas grandes correntes: o evolucionário e o revolucionário. A primeira corrente é, francamente, majoritária. Pretendem, seus adeptos, que cheguemos ao socialismo gradualmente, de reforma em reforma, evitando o trauma da transformação. Querem fazer uma omelete sem quebrar os ovos e isso é totalmente impraticável. O caminho evolucionário já redundou em traumáticos episódios. Basta citar o Chile, a Indonésia e o Brasil, para ilustrar nosso argumento. Nesses países tivemos ferrenhas ditaduras como produto das ilusões evolucionárias. Por sua vez, episódios revolucionários como foram a Revolução Russa, a Revolução Chinesa e a Revolução Cubana terminaram por degenerar, em Estados policiais em função do fato de terem acontecido na periferia do capitalismo e a revolução mundial ter sido fragorosamente derrotada pelo imperialismo.

As revoluções socialistas degeneradas têm prestado um desserviço à causa da igualdade. Esses exemplos são apontados como prova de que o caminho revolucionário conduz, fatalmente, para Estados policiais. Isso não é verdade. Os Estados policiais são produtos, como já dissemos, da derrota da revolução mundial e isso não implica em que toda revolução venha a produzir esses mesmos efeitos. A nossa desdita, deve-se ao fato de que esses países assumiram a regência de um presumido socialismo e sob o carimbo do “marxismo-leninismo”, promoveu distorções que redundaram na hegemonia quase absoluta, hoje, do capitalismo em termos políticos, uma vez que não se registram movimentos anticapitalistas de envergadura como a necessidade histórica reclama.

Por essas razões é que repudiamos o socialismo evolucionário como equívoco e o “marxismo-leninismo”, de feição stalinista como um brutal desvio. Clamamos sim, pela construção de outra esquerda, uma esquerda verdadeiramente socialista e revolucionária.

2 comentários:

  1. O socialismo para ser alcançado é um pouco utópico, visto que se precisarar de alguém para administrar o Estado, e o poder pode vim a subir a cabeça desse administrado do Estado que fará do socialismo um utilitarismo. É preciso que haja provas reais da eficácia de um socialismo.

    ResponderExcluir
  2. Caro Anônimo o socialismo não é uma utopia. Utopia é acreditar na possibilidade de que o mundo possa resolver os graves problemas sociais por dentro do sistema do capitalismo
    Uma das maiores farsas que se armou contra o programa socialista é que significaria a (socialização da mais podre miséria). Nada mais falso. O programa socialista aponta para o oposto, a satisfação das necessidades materiais e culturais da humanidade como base para sua libertação, em um nível muito superior ao do capitalismo.Como já dizia o poeta que nós, socialistas, somos mais livres porque somos mais completos; somos mais completos por sermos mais livres.

    ResponderExcluir