terça-feira, 18 de maio de 2010

Não é difícil...

Realmente não podemos considerar tão difícil empunhar a bandeira do socialismo. Na verdade, essa opção traz por si alguns atropelos e algumas dificuldades. Porém, são elas relativamente sanáveis dependendo do nosso nível de adesão. Se não é tão difícil assumir a bandeira do socialismo, por experiência própria considero dificílimo permanecer socialista. Não bastasse a repressão direta e indireta movida pela burguesia para os que contestam o capitalismo, somos alvos, muitas vezes, da insidia daqueles que se pretendem de esquerda. Isso se deve ao fato de que somos todos filhos da escola stalinista, cujo eixo, consiste em que cada grupo ou partido considerar-se “o povo eleito de deus” e todo aquele que venha divergir em maior ou menor grau é considerado infiel e como tal deve ser abatido impiedosamente, usando-se para tanto, desde a eliminação física propriamente dita ao linchamento moral.
Os beatos, acríticos, terminam por ter uma situação mais confortável, porém os que, por alguma razão, contestam aquilo que é tido como um dogma inviolável corre sérios riscos, que vão desde o isolamento, decorrente do boicote e de outros vis expedientes, ao massacre. Para ilustrar o que foi dito me atenho a obra da autora Isa Salles, Um Cadáver ao Sol, que expõe de maneira bastante clara, a prática caluniosa já levada a cabo nos idos de 1924, contra a figura guerreira de Antonio Bernardo Canellas, que fora anarquista e se convertera ao marxismo, e teve a infeliz idéia de apartear Leon Trotsky por ocasião do IV Congresso da Terceira Internacional Comunista. Por esse “insuportável” deslize, Bernardo foi submetido a mais vil execração, embora permanecesse fiel ao socialismo.
Bernardo não foi o primeiro, nem foi o ultimo militante socialista a ser estupidamente massacrado pela intolerância fundamentalista, cuja matriz é a concepção distorcida daquilo que poderia ser chamado de centralismo democrático. Ou pior, vitima do culto à personalidade e da prostração aos dogmas. Triste herança que deve ser banida a bem da verdade histórica.

3 comentários:

  1. Socialismo é uma palavra que virou palavrão por causa da antipropaganda burguesa; e os ignorantes teóricos ou marxistas de etiqueta abandonaram esse horizonte de humanização social. Um esquerda moderna mediocremente marxista que quer construir a emancipação a partir do novo palavrório burguês: cidadania sob a estufa da (pseudo)democracia. Parabéns soldado! Fazer o bom combate no embate das idéias. Jorge Luís.

    ResponderExcluir
  2. O centralismo democrático é indispensável.
    Não se trata, meu irmão, de decisão unilateral, em escala decrescente automática.
    Apenas um compromisso, ao qual cabem todos assumir, uma vez decidida uma posição.
    Um abraço
    Máximo
    www.vilaisabel28.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Centralismo democrático é o ó da politicismo que tanto Marx criticava.

    ResponderExcluir