sexta-feira, 21 de maio de 2010

O Irã é fascita

Os senhores Karl Marx e Frederich Engels, quando redigiram o Manifesto Comunista, deixaram dito que a história da humanidade é a história da luta de classes. Os longos anos de hegemonia stalinista fizeram com que esta afirmação fosse relegada ao abandono. Em lugar de classes sociais com interesses históricos antagônicos, os discursos políticos de direita e de “esquerda” se detêm a raciocinar em termos de países. Fala-se nos interesses da Bolívia, da Venezuela, dos Estados Unidos ou do Brasil sem que nessas colocações fique claro que os chamados interesses nacionais são os interesses das suas respectivas burguesias enquanto classe dominante.
Não é à toa que Lula da Silva tornou-se um exímio caixeiro viajante a serviço dos negócios da burguesia brasileira. Recentemente, sob o pretexto de servir aos interesses nacionais, aproximou-se publicamente do regime teocrático-fascista do Irã, sem considerar o que pensam e o que querem as massas oprimidas da Pérsia. Neste país é considerado crime a prática da homossexualidade e quem comete esse presumido delito é condenado à forca. Tratamento também violento é dispensado pelo governo iraniano aos dissidentes políticos. O governo do PT, no entanto, não enxerga os interesses “menores” das classes trabalhadoras e só tem olhos e ouvidos para o clamor burguês reivindicando grandes lucros e a isso chamam de interesses nacionais.
É evidente que a burguesia está cumprindo o seu papel quando reduz as contendas ao âmbito de interesses nacionais. Lamentável é que a esquerda dita marxista-leninista e até mesmo trotskista termine por deixar se embalar por semelhante discurso, colocando de lado os ditos interesses de classes substancialmente diferentes. Aliás, as grandes referências de nossa maculada esquerda, por sua maioria, são figuras anti-americanas como o Coronel Hugo Chaves, o líder sindical Evo Morales, o bispo Lugo e outros expoentes defensores da “soberania nacional” sem perceber o caráter transnacional da economia capitalista vigente.

3 comentários:

  1. E desde qdo Lula era marxista? Ou a esquerda brasileira conseguiu ler Marx em profundidade?

    ResponderExcluir
  2. O Lula conhece o pensamento e as idéias de Marx como o Serra conhece o mundo econômico!

    ResponderExcluir
  3. O Irã não é fascista.

    ResponderExcluir