terça-feira, 25 de maio de 2010

A Visita de Plínio!

O velho guerreiro, Plínio de Arruda Sampaio, provável candidato à Presidente da República pelo Partido Socialismo e Liberdade – PSOL, visitou o Ceará, ou seja, Fortaleza. Como se havia de esperar ele trouxe uma mensagem de luta e de esperança. Falou do isolamento que lhe é imposto pela grande mídia e conclamou todos os seus apoiadores a utilizar a internet, particularmente o twitter, como forma de furar o bloqueio.
O mais significativo dos seus discursos foi deixar claro que não se propunha a vender ilusões, a enganar o povo, para obter votos. Disse que a sua campanha terá como eixo a denúncia do capitalismo como causa da fome, da favela, da violência, da destruição da natureza e de outros infames crimes cometidos contra a humanidade. De nossa parte estamos convencidos de que as bandeiras pontuais, apesar de sua justeza, não produzem efeitos caso não estejam intimamente coladas a uma campanha de denúncia do sistema sócio econômico vigente.
Em sua palestra a uma massa de sem tetos, denunciou a impiedosa desigualdade social que concentra riquezas desmedidas em poucas mãos, enquanto joga milhões de despossuídos na vala impiedosa da miséria.
Interessante é observar que Plínio de Arruda sabe falar com mestria para auditórios letrados ou iletrados, sem prejudicar o conteúdo radical do seu discurso, sem mergulhar, jamais, em qualquer deslize sectário. Radical, sim, porém disposto a lidar com a pluralidade e o contraditório, sem mergulhar na intolerância ou raivosidade, tão próprias de grupos e pessoas. Diante do exposto, só nos resta procurar viabilizar a mensagem que encerra a candidatura Plínio para presidente e atender ao seu apelo buscando, de todas as formas, furar o cerco da comunicação e, dessa forma, massificar tanto o nome como a mensagem desse companheiro.
Avante, Plínio! As massas oprimidas, hoje ou amanhã, hão de entender sua mensagem, hão de descobrir que nada em seu favor poderá ser feito no âmbito desse sistema cuja única lógica é a busca do lucro para uns poucos.

3 comentários:

  1. CARTA ABERTA AO PLINIO DE ARRUDA SAMPAIO
    Plínio, não sou filiado ao PSOL/CE. Por essa razão, não posso participar das grandes discussões do Partido. Como são sabidas as normas internas do PSOL, não me permite gozar de certos privilégios, algo que compreendo perfeitamente. Todavia, é bom salientar, que o Partido não tem poderes nem mesmo a Justiça Eleitoral de proibir a declaração do meu VOTO ao verdadeiro guerreiro da liberdade. Plínio, você a incidência da nobreza, Você camarada Plínio, representa a grande reserva moral dessa nação de homens e mulheres, extensivo as crianças e aos mais idosos especialmente aos trabalhadores e trabalhadoras. Você Plínio, representa o Maximo da esperança no campo de uma mensagem que certamente irá contaminar nossos ideais, o ideal mais nobre e mais puro de cada brasileiro e brasileira. PLÍNIO A NOBREZA DO TEU CARATER ESTA ACIMA DA MEDIA. Plínio, finalmente meu VOTO é teu. Esse ninguém pode impedir de falar, votei em PLINIO DE ARRADA SAMPAIO. VOLTE AO CEARÁ QUANDO QUISER. AQUI TAMBEM É SUA CASA, VELHO CAMARADA. UM BRAÇO E ATÉ A VITORIA! Em tempo: Quanto ao TWITTER, estou providenciando.

    ResponderExcluir
  2. Onde se lê: Plínio, você a incidência da nobreza. Leia-se: Plínio, você representa a essência da nobreza.

    ResponderExcluir
  3. Desculpe-me, caro Gilvan, mas Plínio, em pese o respeito histórico que todos lhe devemos, reproduz no momento o que o Brizola, sempre preciso, dizia:

    "Essa é a esquerda que a direita adora..."

    Um convite: aparece lá no nosso blog coletivo de estudantes de história da UERJ
    www.vilaisabelvinteoito.blogspot.com

    SRN
    Máximo

    ResponderExcluir