terça-feira, 26 de outubro de 2010

Tropa de elite 2

Assistimos ao filme “Tropa de elite 2” e recomendamos, com veemência, que este filme seja visto por todo o povo brasileiro. Nele são expostas as vísceras apodrecidas do sistema, destacando-se a corrupção e a violência que correm soltas pelas entranhas dos órgãos policiais e governamentais, de modo geral.

Por vias travessas, têm-se a oportunidade de se ver os níveis de miséria e abandono a que são submetidos milhões de brasileiros forçados a viverem em condições desumanas nas inúmeras favelas do Brasil, particularmente, nas favelas do Rio de Janeiro. Por seu turno, vê-se a hipocrisia dos discursos oficiais e oficiosos quando tratam das mazelas sociais dentre elas a questão do banditismo reinante. Tudo ou quase tudo de podre é ostentado de forma competente e corajosa pelo aludido filme. Porém, é necessário evidenciar que os autores dessa obra não souberam dar o verdadeiro nome aquìlo que eles, insistentemente, chamam de: o sistema.

Na colocação feita parece ser o sistema algo sobrenatural. Mostram apenas as suas garras. É preciso dizer que o tão denunciado sistema tem nome e tem cara. O seu nome é CAPITALISMO e ele tem duas faces: a face “boa”, a que confere à burguesia, aos ricos, conforto e privilégios; a face má, aquela que semeia a fome, a miséria, as favelas, a corrupção, a violência, o desemprego, que punem cruelmente a imensa massa popular. Capitalismo, repetimos, é o nome do sistema que o coronel Nascimento tanto denuncia com compreensiva revolta e sentimento de impotência. Na verdade, cada um de nós, seja individualmente ou em reduzidos grupos, não teremos força para desmantelar o sistema capitalista e construir uma nova ordem econômico-social pautada na igualdade, na justiça e na paz. Somente uma força é capaz de destruir o monstro capitalista responsável por bilhões de pobres e miseráveis e por tantas mazelas sociais. Essa força única é a força do povo consciente e, assim sendo, cabe aos poucos informados, dizer para todos o verdadeiro nome do nosso inimigo: o CAPITALISMO.

Um comentário:

  1. O filme é excelente, mas também senti o mesmo em se tratando de quando ele menciona sobre o sistema, soou mesmo como algo sobrenatural.
    Teria sido mais escancarado, diria até mais didático, ter dito o nome do sistema.

    Lilian Louvrier

    ResponderExcluir