sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

ELES NÃO FALAM




          Dentre os partidos que se reivindicam “marxistas-leninistas” ou mesmo “marxistas-leninistas-trotskistas” é costumeiro ouvirmos que a nossa participação no processo eleitoral, deve-se ao fato de podermos denunciar o capitalismo. A triste realidade é que essa denúncia não se observa. Diante dos problemas sociais, que vão da natalidade, à saúde, à segurança , ao desemprego, ao uso das drogas...  O que vemos e ouvimos são tagarelices, tanto dos partidos da direita explícita, quanto dos partidos que se autoproclamam de esquerda.
        Explorando a desinformação reinante no seio do povo, esses senhores limitam-se a tratar as questões sociais, unicamente, pelo prisma administrativo. Diante do problema da saúde, propõem a construção de um, dois, três mil hospitais; o mesmo raciocínio dá-se no quesito educação quando ouvimos com insistência a proposta de construção de escolas em tempo integral e outras conversas. A violência crescente tem sido tratada da mesma maneira, sugerem-se penitenciárias, delegacias e o aumento do efetivo policial.
        Em outras palavras, quão é lastimável vermos e ouvirmos essas campanhas eleitorais sem que nelas sejam denunciadas as causas que movem as inúmeras e incontáveis desgraças sociais. Eles não ousam dizer que a solução está na desconstrução do capitalismo. Agem como se não houvesse classes e camadas sociais distintas, como se não houvesse tantas e quantas desigualdades.
      Assim sendo, ao invés de aproveitar os processos eleitorais para uma denúncia consistente do capitalismo como causa de tantas iniquidades, procuram-se outros caminhos, procuram-se outros rodeios de forma que tais atalhos, deixem intocáveis o capitalismo. E isso é, como já dissemos, extremamente penoso, na medida em que se foge da verdade para acalentar a massa do povo com promessas, lendas e mentiras e, dessa forma, assegurar a manutenção do capitalismo ao invés de tentar construir uma cultura política de natureza anticapitalista como se faz necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário