sexta-feira, 4 de junho de 2010

A qualquer custo

É estarrecedor constatar que o velho PT quer continuar no governo a qualquer custo. Para tanto tem feito alianças das mais espúrias e atropelado todos os princípios, sejam políticos, sejam morais. Em Minas Gerais ameaça intervir para assegurar sua coligação com um PMDB, cujo traço essencial é o seu descarado fisiologismo. No Maranhão, como já tivemos oportunidade de abordar, as coisas chegam à culminância do absurdo. É fato que, na terra de Sarney, delegados petistas venderam seus votos para apoiar a coligação em torno da candidatura de Roseana Sarney. Não bastasse a corrupção rasteira, a direção nacional do PT exerce pressão para que esse partido se submeta e leve a cabo uma aliança moralmente tão condenada.
O que leva o PT a esses extremos? Qual a razão de lançar na cesta do lixo todo e qualquer princípio de decência para se manter no governo? Por acaso a política continuísta do PT se diferencia, no essencial, da de Serra ou da Marina? As pessoas informadas sabem que não são essas candidaturas capazes de propor algo que mude o curso do continuísmo, tão ao sabor do capitalismo nacional e internacional. Somente a candidatura de Plínio de Arruda Sampaio traria, sem dúvida, uma política qualitativamente diferente da que pretendem os três primeiros citados. Sendo assim, o que move o PT e sua camarilha, em tudo fazer para se manter no governo, é o impulso fisiológico de preservar benesses e vantagens no mercado do tráfico de influências que é tão bem manejado por Zé Dirceu.
O andamento das disputas e dos arranjos praticados, deixa em evidência que o PT não representa os interesses históricos das classes trabalhadoras, prestando-se, única e exclusivamente, a servir aos interesses do capitalismo sob a batuta de um ex-sindicalista, de um ex-metalúrgico e de um exímio político que coloca as suas habilidades pela manutenção do sistema vigente e, por tão prestimosos serviços, tem sido laureado e cantado em prosa e verso pelo mundo burguês afagando seu ego, proclamando-o como uma das maiores lideranças desse mundo capitalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário