terça-feira, 31 de agosto de 2010

A explosão mexicana

A cada dia torna-se mais acentuada a violência que ronda sobre todos os quadrantes do mundo. Ela se manifesta através das guerras, da violência no trânsito, da violência urbana, da violência doméstica e do banditismo. São incontáveis as campanhas levadas a cabo em favor da paz. Ora são procissões religiosas que apelam aos céus uma convivência tranquila entre os homens. Ora são caminhadas de pessoas, vestidas de branco, apelando aos governos que detenham a marcha da violência. Ora são revoadas de pombas brancas que, simbolicamente, clamam pela paz. Entretanto, essas iniciativas, tem se mostrado, de maneira soberba, que são inócuas, não produzem os efeitos desejados.
Costumamos chamar atenção para uma curiosidade: todos são a favor da paz: o médico, o professor, o gari, o soldado, o vigário, o bispo, o jovem, a criança, o idoso, mas apesar de todos se manifestarem em favor da paz, a violência subsiste e se intensifica. Cabe uma pergunta: por que isso acontece? E a resposta é única: acontece em razão de que não se busca a causa real da violência e ela, como já dissemos, em outras ocasiões, tem nome, chama-se CAPITALISMO.
A sociedade capitalista baseia-se na produção do lucro para uma minoria e a busca incessante desse lucro provoca os mais mesquinhos e brutais interesses ao lado de um profundo desajuste social. A guerra, por exemplo, alimenta uma rentável indústria bélica que aufere astronômicos lucros, construindo máquinas mortíferas, altamente sofisticadas. Daí, a guerra ser tão fomentada, pois ela é um bom negócio para poucos. Enquanto isso, as outras formas de violência expressam o desajuste social. Hoje, há um agravante para essa situação que reside no uso crescente de drogas e, consequentemente, o seu criminoso tráfico. Há poucos anos, a Colômbia era palco maior da violência pelas drogas; hoje, é o México que se coloca na vanguarda desse cruel fenômeno através das guerras entre diferentes gangs. O México explode. O mundo explode. Isto só cessará com a superação do sistema capitalista.

4 comentários:

  1. Não fica muito claro, as razões da linguagem da esquerda. Se o Capitalismo é a desgraça da Sociedade em que vivemos, quais os motivos dos candidatos do PSOL, não denunciarem esses mazelas existentes? Mais ainda, falo isto porque o PSOL é o único partido de esquerda, os demais Partidos que se dizem de esquerda venderam suas almas ao diabo, em detrimento dos despossuídos, especialmente o PT.

    ResponderExcluir
  2. Sou trabalhador, infelizmente não tenho conhecimentos da filosofia marxista, mas minha previsão para uma eventual vitoria do PT, como esta vislumbrando pelas pesquisas divulgadas ate agora.Temo que poderá se instituir no Brasil um estado policial, fundamentado na linha Stalinista. O Zé vem aí...

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião, quando o Estado não garante os direitos individuais do cidadão, com quebra de sigilo de qualquer ordem, seja de caseiro ou de filha desse ou daquele candidato. Podemos falar com segurança que a democracia caminha para dias tenebrosos e incertos. Isso é muito serio. Na Alemanha Nazista começou assim: Hitler, chegou ao poder pela vontade da grande maioria do povo Alemão e o mundo pagou e ainda esta pagando um preço muito alto pelos os desatinos praticados pelo ditador. O primeiro Partido que Hitler se filiou foi o PARTIDO DOS TRABALHADORES ALEMÃES, somente depois se tornou PARTIDO NACIONAL-SOCIALISTA ALEMÃO(NAZISTA). Coincidência ou não, é algo que não devemos desprezar.

    ResponderExcluir
  4. A Candidata do PT esta se achando a dona da cocada, alem do mais, nega que o Zé e outros do Mensalão não participaram do seu eventual governo. Você acredita nisso? E bom salientar que simplesmente não existe essa historia de alguém mandar ou determinar sem a participação do grupo de apoio. A explicação é lógica: Se o Zé é um, dos que está no comando da campanha será que não terá recompensa? Fica a pergunta.

    ResponderExcluir