sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A extrema direita

É muito grave o cenário político que se apresenta nos Estados Unidos. Ali, toma corpo uma extrema direita representada pelo movimento TEA PARTY, que chega a considerar Barack Obama um político de extrema esquerda, chamando-o de bolchevique. Imaginem só, o nível de irracionalidade dessa extrema direita. Irracionalidade semelhante foi o nazi-fascismo e suas extravagâncias conceituais e políticas. Diante do quadro de crise que atravessam os Estados Unidos, não surge um movimento de esquerda de caráter anticapitalista e sim, uma extrema direita como foi dito.
Esse episódio nos leva a fazer uma reflexão. A Terceira Internacional, burocratizada, abandonou as massas populares, o proletariado norte-americano à sua própria sorte, e a burguesia logrou impor no seio das massas o mais profundo anti-socialismo. Porém, não foi só a Terceira Internacional que procedeu com tamanho descaso diante das massas trabalhadoras norte-americanas. O Sr. Fidel Castro, dirigente da vitoriosa Revolução Cubana, limitou-se a proferir desaforos ao imperialismo ianque e esqueceu-se de se dirigir aos trabalhadores, aos imigrantes, aos negros, enfim, aos explorados e oprimidos daquele país.
Salta-nos aos olhos que o marxismo foi posto totalmente de lado quando o princípio da luta de classes foi colocado para debaixo do tapete, uma vez que o stalinismo substituiu esse princípio basilar pela divisão do mundo entre nações opressoras e nações oprimidas.
Na esteira dessa absurda distorção prosperou o nacionalismo e, pior ainda, um anti-imperialismo tosco que tem norteado os partidos ditos comunistas ou socialistas. Em razão disso, vê-se a indiscutível hegemonia que hoje goza o capitalismo em escala mundial e a consequente redução do movimento socialista.
O antiamericanismo tem dado margem a que prosperem movimentos fascistas como são: a Al Qaeda, de Bin Laden; o fascismo teocrático, de Marmud Armadinejad; o fundamentalismo desvairado da Síria e outros movimentos congêneres que fazem a alegria dos desavisados, e isso é, simplesmente, apavorante.

Um comentário:

  1. O ultimo cara que ouvi,falando dessa tal "extrema direita" , 1 mes depois, disse que iria embora pq tinha sua casa roubada e que a culpa era de uma favela proxima

    O problema do esquerdismo, é que, pra variar, so pregam igualdade com o dinheiro dos outros, a maioria,viraria reaça assim que alguem tomasse suas posses.

    ResponderExcluir