terça-feira, 2 de novembro de 2010

Triunfou o capitalismo

A sorte já estava posta, as três principais candidaturas, Dilma, Serra e Marina eram candidaturas continuístas. Diferenças houvessem, estariam restritas a nuances e estilos. Dessa forma, qualquer um desses três candidatos que fosse eleito presidente, a burguesia, especialmente os banqueiros, estaria contemplada como contemplada estivera nos governos Itamar, FHC e Lula, que souberam implementar uma política econômica capaz de assegurar vultosos lucros e garantir a paz social, tão conveniente para os seus negócios.
Salta aos olhos que o grande cabo eleitoral de Dilma Rousseff foi o Bolsa Família, de tão importante que ele é para mitigar a miséria da Região Nordeste tão empobrecida. Toda, ou quase toda, disputa eleitoral deu-se como se não houvesse distintas classes e camadas sociais. Os discursos predominantes limitavam-se a fazer referência aos interesses do Brasil, um truque a que se recorre para esconder o fato de que esses interesses são, antes de tudo, os interesses daqueles que gozam da propriedade da terra, das minas, dos bancos, das indústrias, do grande comércio.
Os partidos: PSOL, PSTU, PCB e PCO tentaram, bravamente, viabilizar um discurso de natureza anticapitalista. Porém, sofreram, ou melhor, sofremos, uma acachapante derrota, uma vez que a esquerda direitosa representada submissamente pelos partidos: PT, PSB e PCdoB, avidamente dispostos a comer fartamente nos cochos do Estado burguês, emprestaram seus esforços para viabilizar mais uma vitória do capitalismo.
Cabe a nós que empunhamos a bandeira do socialismo revolucionário envidar esforços para denunciar ao povo que, nos marcos do capitalismo, só poderão nos ser destinadas, ínfimas parcelas de ganhos. A parte substancial do Produto Interno Bruto – PIB, vai para os bolsos da burguesia, enquanto as massas populares continuam a amargar um serviço de saúde de péssima qualidade, escolas de má qualidade, insegurança, proliferação das drogas e outras tantas mazelas que estarão sempre presentes enquanto se mantiver o capitalismo.

2 comentários:

  1. "Os partidos: PSOL, PSTU, PCB e PCO tentaram, bravamente, viabilizar um discurso de natureza anticapitalista."
    Ora camarada, Os partidos citados chamaram uma frente de esquerda para as eleições.No cOmeço o PSTU nos seus documentos fazia elogios ao PSOL e ao PCB,é preciso muita tolerância para entender uma unidade entre pseudo-trotiskistas, sociais-democratas e stalinistas. No final caiu as máscaras a não candidatura de Heloísa Helena, que se auto define como trotiskista cristã,implodiu a unidade o PSTU desnudou todo seu oportunismo e na falta da densidade eleitoral de heloísa decidiu lançar candidatura própria, o velho PCB também pulou fora. Isso sem contar o existismo do PCO que rebaixa suas bandeiras e programa em nome da legalidade. FCF

    ResponderExcluir
  2. O PSOL por sua vez lançou Plinio com seu discurso mais que ia do abstrato socialismo até o reformismo, e quando exacerbava na raivosidade ao estilo heloisa seu vice apagava o incendio

    ResponderExcluir