sexta-feira, 8 de julho de 2011

HERANÇA MALDITA II

Quando o PT coligado com a direita, após fazer uma declaração de que respeitaria todos os acordos do governo passado, ao assumir, passou a dizer ter recebido uma “herança maldita” que seria o neoliberalismo do governo anterior. A primeira medida do novo governo foi respeitar a política econômico-financeira estabelecida pelo Plano Real, ao qual tinha feito veemente oposição. Essa postura agradou soberbamente ao grande capital. Ficou demonstrado que o leão era mansinho e que a burguesia podia dormir seu sono tranquilo. Não demorou, e sucederam-se os escândalos. Santo André, mensalão, sanguessugas, aloprados e o assassinato do prefeito de Campinas. Indagado sobre o escândalo do mensalão que envolvia a alta cúpula do PT, Lula respondeu que era assim mesmo, todos os partidos cometiam aquela prática. Ora, o PT não seria um partido diferente? E eles respondiam: para garantir a governabilidade é necessário praticar o fisiologismo. Mas a tarefa de governar o capitalismo não é da burguesia? Não é a tarefa de uma esquerda verdadeira a de se opor, renhidamente, ao capitalismo e acumular força para desconstruí-lo?

O governo Dilma não teve a liberdade de escolher o seu ministério, e em pouco tempo vê-se envolvido em escândalos que a obrigou a afastar ministros indicados por Lula da Silva. E o que dizer? Só resta à dona Dilma e à esquerda direitosa, dizer que tem em mãos uma “herança maldita”, deixada pelo governo Lula da Silva, que tão bem soube manobrar as massas populares, conviver com a corrupção e até praticá-la, como no caso das propinas que foram e são distribuídas às centrais sindicais e estudantis, além dos movimentos populares. A velha esquerda direitosa formada pelo PT, PSB, PCdoB e PDT deixa de proclamar a verdade, deixa de dizer que a “herança maldita” que nos corrói, desde Pedro Álvares Cabral, é a de uma sociedade dividida em classes e camadas sociais. A “herança maldita”, caros senhores, é o capitalismo que arranca, a qualquer custo, seus vultosos lucros, mesmo que para isso tenha que destruir o planeta.

Um comentário:

  1. Fé ou fuga? Essa é boa! Mas porem, não podemos esquecer que temos um superior que tudo pode,tudo ver.E ver bem alem dos nossos olhos humanos, ele próprio é autor da fé .Porem temos que ter muito cuidado, pois nem toda fé é verdadeira. Na realidade isto vem acontecendo e, faltar muito o despertar para quem vive a fé desta maneira.

    ResponderExcluir