terça-feira, 2 de agosto de 2011

O QUE SE PASSA?


Abrimos o jornal e nos damos conta de que a presidente Dilma Rousself oficializou o programa Brasil sem Fronteiras. Esse programa, patrocinado pelo governo e pela iniciativa privada, pretende oferecer bolsas de estudos em universidades dos países mais avançados, nas áreas de engenharia, ciências exatas, computação, produção agrícola, petróleo e gás. Essa notícia leva muitos a imaginar que governo e empresários estão assumindo uma atitude generosa. Sem dúvida nenhuma, os cem mil jovens que serão agraciados com bolsas de estudos no exterior, se sentirão felizes. Mas a verdade, por trás dessa generosidade, prende-se ao seguinte fato: o crescimento do capitalismo no Brasil encontrou um ponto de estrangulamento, a falta de mão de obra qualificada, especialmente nas áreas supracitadas. Então, diante dessa situação e da impossibilidade das universidades brasileiras estarem aptas para, em prazo médio, colocar cem mil profissionais qualificados no mercado, resolveu-se lançar mão desse programa Brasil sem Fronteiras para cumprir essa tarefa com a urgência que ela exige.

Vê-se, assim, que as políticas implementadas pelo governo têm por objetivo servir aos interesses do capitalismo, muito embora, parte da população se beneficie com algumas de suas iniciativas e, espertamente, a burguesia tira proveito político dessa falsa generosidade cooptando politicamente uma grande parte da população para se dispor a continuar apoiando o seu projeto de governo.

Esse episódio se presta, quando desvendado, a mostrar a verdadeira face da burguesia, a de implementar políticas que estejam, em última instância, a serviço de seus interesses, dando-lhe lucros. Medida similar nós vamos ver no Programa Minha Casa Minha Vida que, se traz míseros benefícios para uma massa imensa de despossuídos, traz grandes vantagens para as grandes empreiteiras que usufruem astronômicos lucros através desse programa. Assim diremos: toda política pública desse sistema traz, antes de tudo, benefício para os ricos e migalhas para os pobres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário