sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

ESQUERDA DIREITOSA


Lênin, um dos expoentes do movimento socialista, nos legou a grande obra: “Esquerdismo, doença infantil do comunismo”. A rigor, registramos o direitismo como velha doença do comunismo. Tivemos o ataque direitista formulado por Bernstein, no final do século XIX, que mereceu pronta resposta dos verdadeiros socialistas.
Em 1912/13, quando o mundo se preparava para ser palco da guerra inter-imperialista, a direita burguesa conseguiu transformar, regra geral, os partidos socialistas numa esquerda direitosa, que renunciou o socialismo para se converter ao social-patriotismo.
Com a derrota da revolução socialista, em escala mundial, a insurreição russa trouxe grandes esperanças. Entretanto, submetida ao isolamento e às carências próprias de um país de periferia, o socialismo sucumbiu para dar lugar a uma esquerda ultra-direitosa, peça auxiliar da manutenção do capitalismo.
Podemos afirmar que as premissas da contra revolução mundial têm suas raízes no X Congresso do Partido Comunista Russo, em 1921, quando foi aprovada uma resolução em que se sustava o livre debate, impunha o monolitismo e o partido único, organizava a polícia política para punir os dissidentes, fossem eles de esquerda ou de direita, levou-se a cabo a construção de campos de trabalho forçado e as execuções sumárias e todas essas medidas, mesmo que tenham sido tomadas com boas intenções, ela se prestaram a constituir-se na base do mais horrendo dos fenômenos históricos, o stalinismo.
A partir daí, usando de todos os instrumentos disponíveis, assim como de todos os métodos, consolidou-se a esquerda direitosa, peça auxiliar na sustentação, até os dias de hoje, do mundo capitalista. Essa esquerda direitosa baniu a luta de classes e nos induziu a imaginar que o móvel político da história, era a luta entre diferentes interesses nacionais, e dentro desse contexto, essa esquerda direitosa, põe de lado a afirmação de que “o proletariado não tem pátria” e se assume como nacionalista, deixando bem clara sua feição direitista, patriota, patronal.

Um comentário:

  1. As forças que detinha o governo da Rússia, ou da URSS, estava isoladas e mesmo assim conseguiu ser contrarrevoluinárias?

    Stalinismo pior que o nazismo ou imperialismo?

    Não...Marxismo não pode ser moralista e muito de menos fazer análises exclusivas de caratér humanista...Essa interpretação é tão perigosa daquelas da esquerda direitosa, que substitui a luta de classes, pela luta pela libertação nacional, como se essa segunda não fosse importante para o proletariado...

    ResponderExcluir