segunda-feira, 3 de junho de 2013

Ricos e pobres


          Será que a diferença social é fruto do esforço de uns e da preguiça de outros? Será que podemos chamar de preguiçosos os milhões de brasileiros que acordam antes das seis da manhã, sobem em ônibus lotados e vão para um trabalho que geralmente está longe do bairro onde moram? Não parece!

          Veja só, ficar oito horas em pé atendendo clientes, passar noites em claro em profissões como vigia, garçonete, plantonista de hospital, não é moleza. Se um professor que trabalha três turnos dando aula é preguiçoso, o que é ser trabalhador e esforçado?        
   
           Os ricos levam uma vida de luxo. Eles dizem, que o que têm foi fruto de seu esforço e que quem quiser pode chegar a qualquer lugar. Isso não é verdade. A verdade é que vivemos no sistema capitalista onde quem tem muito dinheiro vive enganando quem não tem.

          No capitalismo lucrar cada vez mais é o principal objetivo dos  empresários e eles são ricos por que tem gente como nós  para trabalhar e produzir riquezas. Enquanto isso, o pobre não tem qualidade de vida, não tem bons serviços de saúde, educação, transporte público ou segurança.

          A diferença entre ricos e pobres é produto da exploração de quem trabalha. Só haverá justiça no mundo, quando as pessoas souberem como tudo isso funciona e passar a lutar para que a vida mude para melhor. Uma sociedade onde ninguém será melhor que ninguém, onde as oportunidades sejam iguais de verdade para todos, é o que queremos construir. 


                                                                                                              Adelita Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário