quarta-feira, 4 de junho de 2014

STALINISMO GRANÍTICO



STALINISMO GRANÍTICO

É evidente que os elementos de construção do stalinismo têm raízes profundas. Nos anos de 1912/13, criaram-se as condições para o seu surgimento quando, no cenário mundial, impôs-se um conflito entre o nacionalismo (burguês) e o internacionalismo (proletário). A tão esperada vitória do internacionalismo proletário, acalentada por figuras das mais qualificadas do movimento socialista, não aconteceu.
Triunfou o nacionalismo; sucumbiu, naquele momento, o internacionalismo proletário, ou seja, venceu a contrarrevolução. Não é que não tenha havido movimentos de resistência. Não foi somente a insurreição russa de 1917, outros episódios fizeram-se presentes além das tentativas de insurreição processadas na Alemanha, assim como a insurreição na Hungria.
Apesar da resistência, a revolução socialista foi derrotada em escala mundial e sobre suas cinzas construiu-se aquilo que, historicamente, passou a ser chamado de stalinismo. A causa foi a derrota da revolução mundial. O momento de crise maior, rumo à consolidação dessa derrota, deu-se no X Congresso do Partido Comunista da URSS, quando foi aprovada uma resolução que continha os seguintes elementos: primeiro e fundamental, a imposição do monolitismo, ou seja, a construção de um partido mono-granítico. Além dessa medida funesta, seguiram-se a imposição do partido único, a proibição do direito de tendência, a supressão da livre imprensa, a criação dos campos de concentração para os dissidentes, fossem eles socialistas ou direitistas. Esse processo é que deve ser chamado de stalinismo e assumiu a sua feição mais granítica quando a contrarrevolução mostrava-se consolidada sob as mãos facínoras de Stalin.
Vale a pena esclarecer que a forma mais granítica do stalinismo ainda não se dá sob a batuta cruel de Stalin. O trotskismo, quando formulou as teses da Revolução Traída, Revolução Desfigurada, Estado Operário Degenerado e imputou esse fenômeno ao próprio Stalin, pós a morte de Lênin, tem dado o seu testemunho granítico no caminho da supressão do livre debate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário