sexta-feira, 23 de julho de 2010

Uma relação de negócios

Rezo, prostro-me, penitencio-me, flagelo-me, enquanto adoro, venero e amo a Deus, ou a algum santo, em troca de alguns favores, de proteção ou de um bom lugar no céu.
Cuido de mim, antes de tudo, quando busco a vida eterna, sem as agruras do mundo real, e o preço que pago é a minha devoção acrítica, minha sujeição ao “destino”, mesmo adverso, que deverei aceitar resignadamente segundo os preceitos religiosos.
Sabendo que “Deus ama os pobres”, tento dispensar a estes, alguma atenção, lembrando que “quem dá aos pobres empresta a Deus” e a minha contrita caridade termina sendo um bom negócio, pois troco o sofrer “passageiro” pela graça eterna.
Como religioso, não me proponho a acabar a pobreza e a miséria reinantes, vez que, não fossem eles, os pobres e miseráveis, como poderia existir a caridade das notáveis cristãs, madre Teresa, de Calcutá, irmã Dulce, da Bahia ou dona Zilda Arns, fortes candidatas à santificação?
A humildade, a caridade e as boas ações, mesmo quando não hipócritas, visam a agradar “ao Senhor” em troca da salvação eterna. Assim pois, vejo que a pobreza e a miséria se prestam a ótimos trampolins para alcançarmos o céu e que, afinal, nossa caridade, nossa devoção têm por objeto uma mera relação de negócios.
Em sendo assim, no mais profundo do nosso eu religioso está o natural egoísmo, pondo por terra, na prática, aquele mandamento que diz: “amar a Deus sobre todas as coisas”. É comprovado que em primeiro lugar, estamos nós, e é em nosso benefício que praticamos ou pretendemos praticar os preceitos religiosos.
Existe a mesma inequívoca motivação egoísta quando postulamos o socialismo. Neste caso move-nos o desejo de justiça, paz e harmonia aqui na terra. No caso religioso, no entanto, temos um egoísmo natural, porém mesquinho, e, no segundo caso, temos um egoísmo nobre quando, diante de um capitalismo extremamente destruidor, pretendemos, para nós, enquanto indivíduos, para nossos filhos, parentes, amigos e para toda humanidade, a felicidade social.

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