terça-feira, 6 de julho de 2010

A verdade é um escândalo

Desde que a sociedade passou a ser dividida em diferentes classes e camadas sociais, instituiu-se o império da mentira, dos mitos, das crendices e das superstições. E tão fortemente esse império foi plantado no seio da sociedade que a verdade, mais das vezes, sôa como um escândalo. Quão escandaloso foi quando Galileu proclamou a verdade de que a terra se movia. Quanto escandaloso foi, e para muitos continua sendo, a teoria evolucionista de Charles Darwin em relação
à vida. Imaginemos quão escandaloso foi, para a imensa maioria das pessoas, quando alguém ousou anunciar que era possível se construir uma máquina capaz de voar, desafiando o senso comum de que tal empreendimento seria simplesmente impossível. Quão escandaloso foi quando alguém pretendeu dizer que era possível submeter o coração a uma intervenção cirúrgica culminando com a possibilidade de substituir esse órgão por outro, assegurando a vida a um enfermo.
É claro que estamos enumerando exemplos bem conhecidos de todos e que hoje, tais verdades, parecem até que sempre foram aceitas sem causar o mínimo de estranhamento. Essa, no entanto, não é a nossa realidade. Outras verdades, fundamentais para o destino da humanidade, continuam sendo rejeitadas pela maioria por soarem totalmente escandalosas. Dentre essas verdades que necessitam ser proclamadas está a de que a divisão da sociedade em classes e camadas sociais é um fenômeno de pouco mais de uma dezena de milhares de anos, isso significa dizer que durante muitos mais milênios a sociedade desconhecia a existência de tais divisões sociais.
Não é à toa que se disse ser a verdade revolucionária, transformadora. Justamente por essa razão é que ela tem sido permanentemente perseguida sendo alvo da mais completa intolerância. Ora, essa intolerância, diante da verdade, torna-se maior quando tratamos de nossa realidade política. Aí sim, a reação é muito maior, e em defesa da mentira erguem-se poderosas forças que vão das religiões às escolas, das lendas às ilusões, das fantasias aos falsos discursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário