terça-feira, 15 de maio de 2012

INSTRUMENTOS DESCARTÁVEIS



            Quando você se propõe a atingir um objetivo ou construir uma obra, você faz uso de instrumentos, ferramentas. Imaginemos estar dispostos a construir uma mesa, e para atingir tal objetivo precisamos de alguns instrumentos, como um martelo, um cepilho, uma pua, um serrote. Na medida em que esses instrumentos estão devidamente aptos a permitir que atinjamos o nosso objetivo, não podemos descartá-los, pois são necessários. Imaginemos que um dos instrumentos, o serrote, por exemplo, está ficando ineficaz e tratamos de tentar corrigir os seus defeitos, mas se esse instrumento ao invés de nos ajudar, está prejudicando nossos objetivos, ele terá que ser descartado para que possamos assumir instrumentos à altura dos nossos propósitos. Isso parece-nos muito claro.           
            Pondo de lado o exemplo da mesa e das ferramentas necessárias, tratemos das questões sociais, que atormentam a vida da imensa maioria sujeitando-a a descabidas mazelas. Para enfrentar essa situação desconfortável e atingir uma sociedade livre dos absurdos sociais da atual sociedade capitalista, é necessário o uso de meios capazes de nos favorecer nesse objetivo.
            Dentre os múltiplos instrumentos capazes de nos ajudar a viabilizar a tarefa de desconstruir o capitalismo e construir uma sociedade igualitária, de justiça e paz, o partido político de conteúdo anticapitalista é, sem dúvida, um instrumento importantíssimo. Entretanto, se algum partido, a exemplo do serrote, tornar-se imprestável à nossa tarefa, a única saída, após tentar consertar os seus defeitos e distorções, é descartá-lo completamente.
            Dessa forma o fundamental é a causa, os objetivos, e em segundo plano os instrumentos pertinentes a consecução desses objetivos. Os partidos ditos anticapitalistas, só merecem ser cultuados enquanto cumprirem o seu papel de instrumento fiel, levando às massas populares a denúncia do atual sistema socioeconômico e propondo a construção de uma sociedade sem classes e camadas sociais, uma sociedade socialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário