quarta-feira, 10 de outubro de 2012

AÇÃO SOCIAL E SOCIALISMO



AÇÃO SOCIAL E SOCIALISMO

            Há uma confusão reinante, que atinge setores da esquerda, em confundir ações sociais como se fossem ações socialistas. Não percebem, esses senhores de esquerda, deles até existem os que se proclamam “marxistas-leninistas” ou até mesmo “marxistas-leninistas-trotskistas”, que a política de promoção calcada em ações sociais, foi assumida pela burguesia internacional, particularmente nos países da Europa Ocidental, como forma de conter um possível avanço do projeto socialista.
             Assim é que, os senhores do capital implementaram uma política que entrou para a História como sendo a criação de Estados de “bem estar social”. Na vanguarda desses estados capitalistas, estavam os chamados países nórdicos e neles existiam e sobrevivem políticas assistencialistas, tão “avançadas”, que chegavam a se colocar como uma via para um presumido socialismo democrático. Na verdade, esses países apresentavam um nível de bem estar e segurança social muito acima dos padrões nos indevidamente chamados, países socialistas. Mas, não era somente nos países nórdicos que se fez presente o assistencialismo nos limites do capitalismo. Em países como Alemanha, França, Bélgica, Áustria e mesmo na Itália, observava-se a existência de políticas semelhantes.
            Esse perfil avançado de política social, vamos encontrar também nos EUA, no Canadá e no Japão, para citarmos alguns poucos exemplos. Ora, essa manobra de levar avante políticas assistencialistas para garantir o apoio das massas populares ao sistema capitalista, teve pleno sucesso e, não é, de bom alvitre, que partidos e militantes supostamente socialistas, acenem para o povo com promessas de ações sociais, cujo resultado final é, sem dúvida, o fortalecimento do próprio capitalismo, pois essa conduta, dá margem a que se imagine ser possível, no âmbito desse sistema, se promover a emancipação da humanidade dos grilhões espoliadores em que vive. Vale pois, nos desfazermos desses equívocos e pararmos de confundir ação social com o projeto emancipador de que o socialismo é instrumento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário