segunda-feira, 22 de outubro de 2012

HÁ MAIS DE DOIS MIL ANOS


HÁ MAIS DE DOIS MIL ANOS
            Sim, já faz mais de dois mil anos que nasceu o cristianismo. A espinha dorsal da doutrina cristã é fazer o bem, sobretudo amparar a massa do povo infelicitado. Até parece que os detentores de grandes fortunas terão condições de servir aos desprovidos, aos pobres e miseráveis ao seu bel prazer.
            Seria, justamente, esses ricos e aquinhoados que teriam o privilégio de praticar o bem, levando a cabo algumas iniciativas que deixam em evidência, aos olhos de Deus, quão bons são os seus corações. Quando um rico ou apenas um aquinhoado comete um ato de bondade ele está sendo observado e seu ato caridoso será devidamente registrado. Tudo funciona como se fosse uma poupança, “afinal, quem dá aos pobres, empresta a Deus”,e por Ele será beneficiado.
            Dessa forma, quem faz para os pobres está fazendo, sobretudo para si mesmo, pois merecerá as divinas graças na vida eterna. Ao pobre, ao miserável, àqueles que padecem de extrema pobreza, lhes é furtado o direito de serem bom e a cartilha que registra os atos caridosos não poderá ter o seu nome, pois ele vive sob a linha do desespero e assim, estará muito mais fadado a cometer pequenos ou grandes atos de delinquências, e, com certeza, merecerá registro em outra cartilha e nunca na cartilha da salvação.
            Por sua vez, é oportuno lembrar, que os ricos e os aquinhoados representam a extrema minoria da população. Calcula-se que o seu número não chega perto de atingir a parcela de dez por cento da humanidade. Caso esses ricos e aquinhoados fossem dividir o que têm com os pobres e miseráveis, estaria fundado o reino da miséria, o que seria uma estúpida insensatez.
            O cristianismo, como já foi dito, teria nos seus primados: o cuidar dos pobres. Faz mais de dois mil anos que eles levam avante essa missão. Como resultado, muitos foram contemplados como santos, anjos e, alguns asseguram outros lugares na corte celestial. Não se sabe de nenhum miserável, mesmo que eles representem a imensa maioria da população, tenha merecido tamanha honraria. Enquanto isso, o mundo continua dos ricos, dos aquinhoados, dos bilhões de pobres e miseráveis e assim será enquanto subsistir o capitalismo.

Um comentário:

  1. Com todo o respeito... O senhor está lutando por uma utopia egoísta... Afinal, isso é o socialismo. Uma crítica extremada e ingenua que prega o fim de um sistema que nada mais é do que a expressão dos valores naturais dos homens, da qual o mais evidente é o egoísmo. Sendo assim, a luta não deve ser para que o sistema chegue ao fim, mas sim que o sistema possa se tornar majs humanizado e dotado de instituições capazes de regularem o seu ímpeto natural.

    ResponderExcluir