sexta-feira, 1 de abril de 2011

Universidade. Instrumento de transformação?

Desde que surgiu a sociedade dividida em classes, nasceu a instituição escola e ela apresentava duas tarefas fundamentais. A primeira era preparar pessoas aptas para servir ao novo sistema. A segunda, formar ideólogos que defendessem, como justa, a desigualdade. Dessa época até hoje a escola tem tido os mesmos propósitos: formar técnicos, cientistas e ideólogos que sirvam ao sistema dividido em classes sociais.

Portanto, é escandaloso que algumas pessoas ditas “marxistas-leninistas” afirmem que a universidade é um instrumento de transformação. Ela é sim, instrumento da ordem vigente. É das universidades que a burguesia recruta seus cientistas para produzir remédios e proporcionar grandes lucros à indústria farmacêutica e também, técnicos e cientistas para fabricarem armas de guerra, inclusive a bomba atômica que dizimou Hiroshima e Nagasáki. É nelas que a burguesia recruta eruditos que dão sustentação àquilo que chamam de estado de direito, que não passa de uma forma menos dolorosa do que o estado de exceção, chamado de ditadura. É sob o patrocínio generoso da burguesia que cresce o “marxismo legal”. Isso já havia acontecido no começo do século passado, mas foi fortemente repelido pelos verdadeiros marxistas.

É revoltante, assistirmos crescer essa mentira de que a universidade é transformadora. Os autores dessa afirmação não compreendem o que é transformação, ou agem de má fé. A burguesia, consciente dos seus interesses, não poderia nunca praticar um suicídio através de uma de suas instituições, no caso a universidade. Pode-se dizer que no âmbito das universidades existem espaços que podem nos permitir propagar melhor os fundamentos do anticapitalismo, ou seja, o socialismo. Mas somente isso e nada mais além do que tentam enxergar através dessa indústria de monografias, teses de mestrados e doutorados circunscritas ao âmbito dos “iniciados” que usam e abusam da linguagem cifrada, sem nenhum propósito de dialogar com a sociedade, como convêm ao sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário