sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

UMA QUESTÃO DE LEITURA?


            A nossa “idolatrada” Academia tem imposto uma linguagem que, às vezes, serve para esconder a ignorância, a conduta de camelôs ou apenas para exibir erudição.
            Uma das palavras, ultimamente, mais em uso é: Leitura. É muito esquisito, mas as discussões são marcadas por esse pressuposto. Aqui alguém diz: “os últimos tumultos que têm havido em nosso planeta causados por tsunamis, tufões, furacões, vulcões, alagamentos, secas têm se dado de forma dramática e dependem muito, quando se quer estudar as causas, da leitura que se faça”.
            Uns mais espontaneístas afirmam que esses desequilíbrios e desencontros naturais são obras puramente espontâneas. Outros dizem que a agressão sistemática que se faz à natureza tem sido a causa maior para tantos abalos, que chegam a colocar em perigo a própria vida, como fazem crer, com justa razão, os ambientalistas, que se atêm à proposta de querer enfrentar um problema de tão grande envergadura, opondo a imediata construção de uma mirrada cultura que se apega a medidas que até parecem cirandas infantis, apregoando a conservação das plantinhas, o não uso de copos descartáveis, o uso, quase obrigatório, do papel reciclado e outras medidas positivas, porém insuficientes.
            O capitalismo tem procurado fazer da questão ambiental um modo de arrancar lucros. Tudo que a burguesia procura fazer é no sentido de subtrair vantagens para a sua classe, mesmo que suas atitudes cheguem a ameaçar a vida, como é o caso do meio ambiente.
            Voltemos ao nosso tema, Uns, lêem de uma forma e a verdade estará posta a partir dessa leitura. Outros, escolhem um caminho diverso. Tudo, portanto, depende da leitura que se faça e o exemplo está aí: quantas leituras temos do “marxismo-leninismo”? Quantas leituras temos desse segmento stalinista chamado trotskismo? Por fim, chamamos a atenção de que dentre as várias leituras do antigo e novo evangelho, existe uma que diz: “Vinde a mim as criancinhas, que delas será o reino do céu”, e aí está posta uma verdade para os pedófilos? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário