segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Anticapitalismo? Não.



            Há um segmento da esquerda que se coloca no campo de uma presumida corrente revolucionária. Esses militantes se definem como anticapitalistas e, assim, se colocam diante de quatro paredes, evitando explicitar essa posição em suas intervenções públicas.

            Ao invés de pronunciar o seu presumido anticapitalismo publicamente e de forma clara e direta, esses companheiros derivam para a poesia, tão bela quanto previsivelmente equivocada, em muitos casos. Tomemos, como exemplo, a afirmação: Nada é impossível de mudar. Politicamente, a afirmação comete dois erros: O primeiro é o de que, na verdade, tudo muda constantemente. O segundo é o próprio conceito de mudança. Ela pode ser para melhor ou para pior. Ela pode ser uma mudança meramente formal ou uma mudança de qualidade. 

            Por sua vez, o referido segmento político anunciava o perfil de uma campanha eleitoral apoiada no seguinte binômio: A ética e a sustentabilidade. Isso se encaixa muito bem nas postulações de Marina Silva e, nunca, de uma posição realmente socialista, pois esta tem, como fundamento, o anticapitalismo explícito, claro, sem nenhum contorcionismo.

            Mas, por que agem assim esses camaradas? Encravados no seio da classes média, onde cultivam o seu eleitorado, eles temem assustar os seus eleitores com um discurso de caráter revolucionário. Assim sendo, procuram navegar através da poesia e da ambiguidade, reservando o seu anticapitalismo para os espaços restritos.

            Infelizmente, essa posição é de caráter oportunista. É uma manobra possuída de esperteza que lhes rendem votos e lhes reservam lugar nos umbrais do Parlamento, em prejuízo real do socialismo.

            Não tratamos de uma questão menor. Sabemos o quanto necessário e urgente é a tarefa de desnudar o capitalismo diante dos olhos do povo, e, a atitude de escamotear, por conveniência, só contribui para a manutenção desse aludido sistema socioeconômico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário