sexta-feira, 18 de março de 2011

Discurso único

É trágico, mas estamos assistindo os partidos e os políticos, sejam de direita, esquerda ou centro, agitarem um único discurso. Batem incessantemente na mesma tecla. Todo mundo anda convencido com o discurso da burguesia que diz ser o sistema capitalista é bom, desde que gerenciado com honestidade. Isso é uma mentira!

A corrupção é uma chaga de grandes consequências, porém, é errado pensar que o sistema vigente é bom e que o único problema é “falta de vergonha na cara”. A corrupção é uma chaga, mas não é o único motivo do desmantelo social em que vivemos. Aliás, ela não é causa, é conseqüência, provocada pelo sistema capitalista cujo objetivo é garantir lucros para uns poucos e carência para a maioria.

Imaginemos, para efeito didático, alguém com uma grave infecção, e ela causa febre, dor de cabeça, desânimo e outros sintomas. Diante desse quadro de saúde, algumas pessoas se alarmam com a febre e procuram sanar esse problema ministrando alguns remédios, porém, mantendo a causa. Assim se dá com a questão do combate à corrupção. Ela é como a febre do nosso exemplo e merece ser combatida, é verdade, mas o correto é eliminar, buscar a causa e na questão da corrupção lutar contra ela implica, antes de tudo, lutar contra o sistema de desigualdade social, um sistema que privilegia não a competência, não a seriedade, mas a ostentação do que possuímos ou deixamos de possuir.

Esse discurso de guardiões da moralidade beneficia muitíssimo a burguesia, uma vez que as pessoas se voltam contra as consequências e deixam a causa, o capitalismo, intocado, livre de ameaça. Por sua vez muitos políticos demagogos se beneficiam desse discurso moralista. Jânio da Silva Quadros foi eleito Presidente da República ostentando uma vassoura que limparia o Brasil da corrupção. Fernando Collor apresentou-se como o Caçador de Marajás, e revelou-se um mestre na arte da roubalheira. Vê-se que o moralismo, em si, não nos leva à libertação dos inúmeros males sociais que padecemos. Fora o capitalismo! Eis o caminho.

3 comentários:

  1. Gilvan,
    Estou de pleno acordo com você. Esse sistema econômico-político só aumenta o fosso entre pobres e ricos e o pior acelera a degradação total do planeta em que os "setores produtivos" só exploram a natureza de forma predadora. Além de arrochar salários e vender a falsa ilusão que só tem esse caminho.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Muito estusiasmante as suas colocações!
    Esta divisão e aumento de segregação me causa
    indignação...Comunismo é o caminho!

    http://manunatureza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Concordo também. A ideologia da competência é outro artifício utilizado por quem detém a hegemonia, porém a maior parte do povo não tem acesso a uma educação básica que seja. O sistema é desigual para manter todas as suas desigualdades e desviar sempre o foco das suas contradições.

    ResponderExcluir