terça-feira, 1 de março de 2011

A velha chantagem

No processo de consolidação do stalinismo na Rússia soviética usou-se, de forma abusiva, da chantagem. Todo aquele que se opusesse, criticasse, censurasse de forma justa ou injusta era apontado como “inimigo do povo”. Por conta dessa acusação o individuo ou grupo, estava sujeito aos mais violentos castigos, que iam do ostracismo aos campos de concentração até a execução sumária.

Já em 1921, levou-se a cabo uma grande calunia quando os operários insurretos do Soviete de Kronstadt foram caluniados como “inimigos do povo” e por conta dessa acusação caluniosa foram alvo dos canhões do senhor Leon Trotsky com pleno apoio de Vladimir Lênin.

Durante esses noventa anos de hegemonia stalinista a chantagem funcionou e continua funcionando como elemento de repressão a qualquer manifestação de dissidência, e os trotskistas foram o contingente político que mais sofreu essa chantagem, por ironia da história, e ela está repleta de ironias.

Os grupos trotskistas, assim como o próprio Trotsky, usou e usa abusivamente desse expediente para inibir qualquer divergência, qualquer quebra do velho monolitismo imposto no X Congresso do Partido Comunista Russo, em 1921. Na tentativa de fugir dessa vil chantagem, Leon Trotsky, ainda na URSS, organizou tardiamente seu grupo político com o nome de Oposição de Esquerda, na vã tentativa de fugir da acusação de serem eles, os trotskistas, considerados inimigos do povo.

De forma branda, porém com as mesmas características, comporta-se a esquerda direitosa formada pelo PT, PSB e PCdoB, hoje, em relação ao governo PT-PMDB. Fazer oposição a esse governo, que representa a fina flor da escória da política fisiológica no Brasil, é correr o risco de ser acusado de estar fazendo o jogo da direita, como se não fossem eles, PT, PSB, PCdoB, em conluio com o PMDB e assemelhados, autênticos representantes da direita na medida em que, além do fisiologismo, praticam a política de manutenção do sistema capitalista. Hoje é a velha esquerda direitosa que faz a chantagem, mas não devemos nos intimidar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário