terça-feira, 21 de junho de 2011

E o que faremos?

Os escândalos se sucedem. Não faz muito e o super ministro Antonio Palocci foi afastado do governo por ter multiplicado sua fortuna em vinte vezes. A nova ministra da Casa Civil Gleice Hoffmann, destacou-se como grande arrecadadora de fundos para sua campanha petista. Por que tantas empresas e empreiteiros investem tanto dinheiro na eleição desses partidos?

No capitalismo, os ladrões bem sucedidos são intocáveis. Reina a impunidade, as falcatruas atingem desde o poder executivo ao judiciário e legislativo. Quantos escândalos temos assistido em torno das prefeituras do interior e das capitais além das constantes irregularidades praticadas pelas câmaras municipais? A cidade de Fortaleza tem como presidente de sua câmara municipal um ex-aguerrido militante operário, ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores – CUT, no Ceará. Num passe de mágica como se fosse verdadeira e irrefutável a afirmação de que “a burguesia tem seus encantos”, muitos passaram de malas e bagagens para o lado dela prestando-se a desempenhar ao papel de office boy ou office girl desse sistema.

Recentemente, na Câmara Municipal de Fortaleza, que tem se prestado ao papel de subsecretaria da Prefeitura, estourou um escândalo, um intricado de irregularidades que desmente uma velha pretensão do PT em ser um partido diferente, sem mutretas e nem maracutaias.

E quanto a nós, políticos eleitores? Que haveremos de fazer diante de tanta bandalheira e desrespeito? Não é hora de deixarmos o cômodo sofá onde assistimos a propalação de tantos escândalos? Não é hora de participarmos ativamente de nossos sindicatos? E por que nos contentamos em deixar na mão de reles cabos-eleitorais as inúmeras associações de moradores? Somos, por acaso, isentos de toda a culpa, quando é tão costumeiro se dizer que o poder vem do povo e em seu nome será exercido? Que poder tem um povo de braços cruzados? Que poder tem aqueles que se prestam à condição de desinformados e vivem às voltas com as fantasias e intrigas artificiais que as novelas produzem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário