segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O CIDADÃO E O VAGABUNDO




       Episódio chocante assistimos , pela televisão, sobre o assassinato de um jovem numa favela. Uma mãe desesperada dizia : meu filho foi assassinado, ele era um cidadão e foi assassinado por um vagabundo. Por que, um era um cidadão e outro era vagabundo? Ai ela respondeu: meu filho era um cidadão por que trabalhava, enquanto o assassino era um marginal, sem emprego, que se mantinha com o tráfico de drogas e outras ações criminosas. Questionada de que seu filho era usuário e tinha dívidas com o traficante que o matou, ela disse não conhecer esse fato e voltou a ressaltar, orgulhosa, que ele trabalhava e tinha a sua carteira assinada.
      Esse episódio serve para deixar claro o que essa ordem capitalista produz. Uma legião de jovens, está à mercê dos descaminhos do crime, se matando pelo uso das drogas. Em decorrência delas, consumindo ou traficando, seguem-se outros crimes como o roubo, o assalto à mão armada e os homicídios.
      Esses fatos deveriam ser denunciados, como obra desse sistema sócio econômico exaurido que responde pelo nome de  capitalismo. Ele provoca graves desajustes sociais e até sérias anomalias, em que uma das expressões  é o crescimento constante da prática da pedofilia, e os sucessivos casos de violência sexual, decorrentes, da exacerbação do sexo, veiculado diuturnamente, quer através dos canais de televisão, como do cinema e da mídia impressa.
     Não é correto imaginar que esses fatos devem-se a outra causa que não o capitalismo, em sua fase de total esgotamento. Entretanto, não se faz com a devida veemência a denúncia do sistema vigente e procura-se confundir a opinião pública com conceitos tais como: cidadania, que nada define e só serve para escamotear o fato de termos classes e camadas sociais com interesses diferentes. Cidadania é mais um truque dos que se empenham em esconder a realidade, pronunciando discursos fraudulentos que chegam ao cúmulo de pretender dividir as pessoas em cidadãos e vagabundos. É lamentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário