sexta-feira, 15 de março de 2013

Seca no Ceará



            A essência, a alma do capitalismo é a busca incessante e voraz do lucro para uns poucos. Não está esse sistema socioeconômico voltado para a construção do bem estar social. Gritante é o caso das regiões do semi-árido nordestino, especialmente do Ceará, assaltado, periodicamente, por episódios cruéis de estiagem.
            Anos passados foi criado o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca – DNOCS, que não conseguiu contornar o problema, muito menos resolvê-lo. Para além da construção de alguns reservatórios d’água(açudes) e a criação de poucos núcleos de perímetros irrigados, esse departamento tem servido sim, como moeda de troca no cenário político, uma vez que se presta às barganhas do governo com os partidos fisiológicos, em especial o PMDB, íntimo parceiro do PT.
            O cenário interiorano no Estado do Ceará é lastimável, ou seja, é de “cortar coração” no dizer do humilde povo cearense. O rebanho bovino é dizimado pela fome e tende a se agravar ainda mais com a sede. Algumas cidades estão prestes a sofrer o colapso no abastecimento d’água potável para o consumo da população. Enquanto isso, os partidos políticos, regra geral, comportam-se como se a seca não existisse. Logo eles, que não se cansam de se colocarem como representantes do povo e guardiões do seu bem estar. Vê-se que isso é uma falácia, uma deslavada mentira, pois essas agremiações, por sua maioria, ficam contidas nos estreitos limites das sucessivas disputas institucionais e se negam, como deveríamos esperar de algumas delas, a uma postura clara e corajosa de denúncia pelos descasos e pela insensibilidade verificada através de seus comportamentos, diante do trágico quadro.
            É a seca um fenômeno puramente climático no seu desdobramento e nas suas consequências sociais? Cremos que não, sem desconhecer o papel que a natureza joga, devemos estar atentos para o inequívoco fato de que a seca é, nos seus efeitos, uma questão de natureza política e social e, por esse prisma, é que deve ser tratada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário