sexta-feira, 26 de abril de 2013

Lula, o patriota




            Já nos idos anos de 1848, Marx e Engels, afirmavam: “o proletariado não tem pátria!” O antigo proletário, Lula da Silva, destacado militante sindicalista e figura maior do Partido dos Trabalhadores, tem se revelado um abnegado patriota. Porém, o patriotismo do sr. Lula tem um viés faccioso, na medida em que presta os seus serviços a uma facção da burguesia, particularmente das empreiteiras, levando os seus pleitos a vários países.
            Entre outros casos, há de se destacar a participação do ex-proletário Lula, no seu afinco em proporcionar bons negócios à empreiteira OLAS, em Costa Rica. Nesse episódio, parece existir alguns lances nebulosos e, tanto é assim, que a procuradoria costarriquense denunciou irregularidades nos contratos dessa empreiteira e, em função disso, foi aberto uma rigorosa investigação da qual Lula não será poupado.
            Outro caso que merece ser visto, deve-se às incursões do ex-metalúrgico no Panamá onde, dessa vez, os seus patrióticos serviços, tiveram como “cliente” outra empreiteira, a Odebrecht. Vários são os casos em que a participação desse “viajante” tem se feito presente. Quando acontece de haver contestações a respeito dessas andanças e intervenções em favor de algumas empresas, tanto o Lula, quanto os petistas dizem: “estamos empenhados em proporcionar bons negócios para o Brasil”. Mas, o Brasil dos petistas é o Brasil dos banqueiros, das empreiteiras, das indústrias, dos exportadores, dos importadores, do agronegócio...
            Em defesa desses segmentos do capitalismo, Lula tem se prestado a ser um ardoroso defensor. Não é a toa que o grande slogan do governo Lula foi “Brasil, um país de todos”. Trata-se de uma desavergonhada mentira, pois como sabemos, as terras do Brasil são deles, dos capitalistas, assim como os bancos, as indústrias, as minas, o grande comércio, as grandes empresas. Ao povo restam migalhas, que ao final de contas, terminam sendo bem recebidas, como é o caso patente do programa do Bolsa Família, quando há o empenho em promover uma política de assistência à miséria, quando a pretensão justa seria a abolição da miséria e da pobreza e nunca administrá-las.
            Do que foi dito, devemos concluir que, pátria e patrão são coisas que se combinam e o que existe de fato, quando se fala em defesa da pátria, é na verdade, a defesa dos interesses de uma classe, ou seja, os interesses da burguesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário