sexta-feira, 19 de abril de 2013

Riso envergonhado




              A esquerda direitosa mal esconde o seu riso envergonhado, de satisfação, diante do episódio ocorrido em Boston, nos EUA. Tendo abandonado o princípio da luta de classes e aderido à postulação, nações opressoras versus nações oprimidas, caiu no reducionismo.
              Expliquemos. O imperialismo, como fase superior do capitalismo, não se atém a nenhuma fronteira. Ele é transnacional e se apresenta sob algumas roupagens, como o imperialismo inglês, alemão, francês, canadense, japonês, norte americano... Entretanto, os auto-proclamados “marxistas-leninistas” abandonaram a visão transnacional do fenômeno do imperialismo para reduzí-lo, unicamente, ao norte-americano.
              É verdade que os ianques jogam o papel de polícia mundial, em defesa da ordem sócioeconômica vigente, como fôra antes desempenhado pelos ingleses. Em decorrência dos  desvios conceituais, a esquerda stalinista, tornou-se apenas antiamericana, sem entender  que ser antiamericano não é ser anticapitalista, mas ser anticapitalista é ser anti-imperialista no seu sentido exato.
              Derrotada e prostrada, essa “esquerda” nutre-se de migalhas , sempre na perspectiva nacionalista, pois não entende que devemos nos opor ao imperialismo na perspectiva do socialismo. Não bastasse o seu estreito antiamericanismo, alimenta sentimentos de rancor e,  impotente para o confronto com o imperialismo se sente vingada, com as ações do fascismo islâmico, cujas expressões são o Talibã, o Irã, a  Al Qaeda e outros grupos fundamentalistas.
              Não é de bom alvitre opormos ao imperialismo democrático, o fascismo. É claro, que nos países onde reina o Estado Democrático de Direito, goza-se de liberdades, pratica-se o livre debate, o que não ocorre nos países autocráticos em relação a liberdade de expressão e de organização política, para não falarmos na condição da mulher e do homossexuais.
              O Estado Democrático de Direito, é de fato um Estado Democrático de DireitA, pois o seu objetivo é a manutenção do capitalismo e já foi dito, que a mais democrática república burguesa, esconde, por trás de si, a ditadura do capital sobre o trabalho. Entretanto, é inconsequente ter na Al Qaeda, em Bin Laden, nos Aitolás, nossas referências políticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário