sexta-feira, 5 de julho de 2013

Gigante é o povo!



            Existe um monstro que destrói o meio ambiente, produz fome, favelas, baixos salários, prostituição, corrupção, violência e tantas outras mazelas sociais. Esse monstro tem nome, chama-se capitalismo. No capitalismo existem, fundamentalmente, duas classes sociais. De um lado, a classe burguesa que detém as riquezas. Do outro, a classe trabalhadora que só tem a força de trabalho, como mercadoria, para vendê-la a troco de salários.
            O capitalismo é excelente para a classe burguesa e é cruel para com a imensa massa do povo. A burguesia é uma minoria, entretanto ela controla toda a sociedade. Para exercer esse controle, ela usa de dois instrumentos. Um deles é o chicote. Caso as pessoas se revoltem contra a exploração e a humilhação, então eles usam da força, prendem e arrebentam em nome da ordem. O outro instrumento de dominação da classe burguesa, é a ideologia. Ideologia burguesa é um conjunto de valores, conceitos e preconceitos, que são colocados na cabeça do povo para que ele ache justo a exploração a desigualdade e a injustiça. Essa ideologia é uma força bem mais forte do que o chicote.
            Apoiada no chicote e na ideologia, a burguesia mesmo sendo minoritária, mantém o seu poder sobre o conjunto do povo. Lutar contra o capitalismo é, antes de tudo, buscar desconstruir o pensar burguês, buscar desconstruir os falsos conceitos e preconceitos que nos são impostos. Para isso é necessário um trabalho permanente, paciente e determinado, de esclarecimento junto aos trabalhadores, às donas de casa, à juventude.

            Diante do monstro capitalista, dotado de várias garras, só existe uma força capaz de derrotá-lo, é a força de um gigante e esse gigante tem nome, chama-se “povo”. Somente o povo tem força suficiente para derrotar o monstro capitalista; falta-lhe, tão somente, ter a consciência. O povo desinformado, mal informado, é um gigante adormecido e ele precisa despertar para a sua grande tarefa histórica de libertar a todos, dos grilhões do monstro capitalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário