quarta-feira, 30 de abril de 2014

Comunismo Troncho



Comunismo Troncho

            A palavra troncho quer dizer torto, fora do prumo, desajeitado. Recentemente, tivemos a oportunidade de assistir a um programa de debate entre o dirigente “comunista” do PCdoB, Aldo Rebelo e diversos jornalistas, no programa “Roda Viva”. Não vimos, em nenhum momento, esse senhor referir-se às classes e camadas sociais que compõem esse país chamado Brasil.
            Fica claro que, para esse dirigente, “comunista”, existe apenas uma categoria política: país. Dessa forma, abstrai, vergonhosamente, o fato de existirem, como já dissemos, classe sociais com interesses antagônicos, no seio desta festejada nação. Aliás, a burguesia sempre recorre a essa abstração. Diz ela: o país está crescendo, o país está ganhando, o país está perdendo e assim por diante, quando deviam dizer que é o capitalismo que está crescendo, está ganhando ou está perdendo. Isso é uma forma clássica de esconder a verdade que existe por trás dessa colocação patriótica.
            Ora, é bom deixar claro, e bem claro, que existe uma intimidade simbiótica entre pátria e patrão. Devia ficar claro, que a chamada “pátria amada idolatrada” é a pátria deles, dos negócios deles, dos ganhos deles. Entretanto, ao invés dessa revelação quanto ao fato de que cada país, no capitalismo, é formado por classes e camadas sociais diferentes, o que existe é um sistemático engodo, uma sistemática enganação, uma densa cortina de fumaça. Seria tarefa dos comunistas e socialistas dizer para o povo o verdadeiro sentido de pátria e comungando com a afirmação de Karl Marx e Friedrich Engels dizer, peremptoriamente: “O proletariado não tem pátria”. Ao invés disso, temos organizações que se reclamam socialistas e até comunistas, mas se prestam a massificar as tagarelices burguesas e esconder a realidade.
            O PCdoB, do sr. Aldo Rebelo, que antes era apenas um partido social-patriota, transformou-se em partido fisiológico que se alimenta nas tetas do Estado capitalista e rejeita qualquer postura anticapitalista. Esses senhores deram-se ao trabalho de se transformar em especialistas em esportes e reclamar, em nível federal, estadual e municipal, em que se dêem vitórias das coligações de “esquerda", sua participação nas secretarias voltadas para essa atividade.
            Isso é muito estranho, ou seria a atividade esportiva um novo caminho para o socialismo? Isso não nos parece verdadeiro, pois tudo se reduz a interesses menores como seja o de tirar proveitos em benefício de seus restritos interesses partidários. Trata-se, pois, de um “comunismo” totalmente troncho e o seu caráter oportunista deve ser veementemente denunciado para que o povo trabalhador não seja enganado de forma tão vil.

3 comentários:

  1. Olá Gilvan Rocha, gostaria de saber a data em que foi ao ar esse episódio do programa roda viva. Grata.

    ResponderExcluir
  2. É oportuno salientar que o Excelentíssimo ministro do capitalismo burguês, patriótico e louco por futebol, não pelo jogo em si, mas pelos bilhões da copa, faz questão de destacar na sua fala os pressupostos ganhos em infraestrutura e estrutura, que se não fosse a corrupção e a maracutagem desses golpistas travestidos de políticos, passaria a ganhar o país do futebol.
    Concordo com o companheiro Gilvan quando este diz que todas essas (des) vantagens apontadas pelo ministro do comando explorador, excludente e provedor da desigualdade social só traz, quer dizer leva vantagens para os empresários, para os donos de industrias, ou seja para a classe dominante.

    Parabéns, Gilvan pelos seus textos sempre críticos e indo sempre além do que é comum e superficial, quebrando assim os paradigmas da sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena,

      Suas observações são bastante pertinentes. De fato, tudo que se faz dentro desse sistema socioeconômico, ou seja, tudo que se faz no capitalismo, é em proveito de uma só classe, a burguesia. Com o esporte não poderia ser diferente. Triste é ver alguém se autoproclamando comunista se prestar ao papel de lacaio do capital.

      Abraços,

      Gilvan Rocha

      Excluir