sexta-feira, 9 de maio de 2014

O rótulo e o conteúdo



O rótulo e o conteúdo

É necessário entender que existe uma enorme diferença entre rótulo e conteúdo, ou seja, entre a forma e a essência de cada coisa. Dado a nossa cultura capenga, somos levados a considerar as diferenças de forma, e não dispensamos maior atenção à essência.
Tomemos como exemplo uma situação bastante chocante. Pensemos numa garrafa, cujo conteúdo seja veneno, e o rótulo seja leite. Caso consideremos apenas o rótulo, estaremos tentados a ingerir o veneno, imaginando ingerir o leite. Isso seria um verdadeiro desastre. Somos propensos, entretanto, a comprar “gato por lebre”. Para evitar tantos enganos, devemos ser capazes de fazer a distinção entre a forma e o conteúdo, como já foi dito.
Reflitamos sobre uma questão bastante grave. O velho Partido Comunista russo, desfigurou-se e tornou-se, sob a regência de Joseph Stalin, um partido descaracterizado. Através da Terceira Internacional Comunista, os partidos sob essa denominação, espalhados pelo mundo, causaram uma imensa confusão política. Pensava-se que o rótulo comunista correspondia ao seu conteúdo e isso era e é um tremendo engano. Os partidos comunistas, de perfil stalinista, tornaram-se a mais terrível negação de uma política de conteúdo anticapitalista, como deveriam ser os partidos verdadeiramente comunistas. Essa trágica ocorrência política, está muito próxima daquele exemplo que fizemos uso, qual seja: uma determinada garrafa, cujo conteúdo seria veneno e o rótulo seria leite. Dessa maneira, uma legião imensa de bravos e honrados lutadores, espalhados pelo mundo afora, tomaram e tomam doses cavalares do veneno stalinista, imaginando que estavam, e estão tomando o ‘’leite” do socialismo revolucionário, regendo-se pelos dogmas da Academia de Ciências da URSS.
Assim é que vários partidos, sob a denominação de comunistas e socialistas, levaram e levam avante políticas de conteúdo estritamente social-patriota ou nacional-reformista, negando, criminosamente, os verdadeiros princípios do socialismo revolucionário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário