sexta-feira, 16 de agosto de 2013

São eles incompetentes?



Há poucos anos, um certo intelectual “marxista-leninista-trotskista”, veio a público com um artigo intitulado: “Elite Burra”. Não dizia se se tratava da elite do futebol ou do jogo do bicho. Porém, como uma certa esquerda, em consonância com a academia,tem substituído a palavra burguesia por elite, passamos a considerar que o autor, quando se referia à elite, estava falando da burguesia.
É necessário, termos em consideração, que a classe burguesa, nascida no seio do feudalismo, soube tanger os seus interesses com competência e habilidade. A sua primeira vitoria deu-se quando, em aliança com o rei, conseguiu que fosse implantado o absolutismo que punha fim ao poder fracionado da nobreza e servia ao progresso da prática mercantil. Foi no capitalismo mercantilista que se deram os grandes descobrimentos marítimos e enriqueceram a burguesia ligada a esses interesses. Por sua vez a burguesia, através de talentosos teóricos, elaborou um projeto para uma nova ordem econômica social. Esses teóricos, conhecidos como os “iluministas”, levaram a frente uma concepção de sociedade em contraposição à exaurida sociedade feudal. De posse de um projeto, a burguesia soube conspirar e estabelecer aliança política com os trabalhadores servis e o proletariado emergente, para levar a avante suas insurreições vitoriosas. Conquistado o poder político, a burguesia tratou de consolidar esse poder, o que fez com bastante competência.
Instalado e universalizado o capitalismo, ele se desenvolveu em ritmo acelerado, desaguando em sua fase superior, o imperialismo, quando então foram criadas as condições objetivas para o advento de uma nova ordem econômica e social.
Em sua fase imperialista, o novo sistema socioeconômico, entrou em processo de exaustão e hoje, atravessando sucessivas crises de caráter econômico, financeiro e social a burguesia, através de seus políticos, mostra uma inequívoca competência em manter a nau capitalista flutuando, apesar das tormentas, enquanto goza de inegável hegemonia política.

Quem, portanto é incompetente? Uma burguesia que cumpriu e cumpre o seu papel histórico, ou uma determinada esquerda, claramente expressiva, que só acumulou e acumula derrotas? É preciso refletirmos, com todo rigor, sobre esse questionamento e evitar resmungos ou falsos triunfalismos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário