sexta-feira, 3 de maio de 2013

Escândalo das cisternas




Em um passado recente tivemos, no Ceará, o “escândalo dos banheiros”. Nele foram envolvidos parlamentares e “lideres” comunitários. Pelo que se vê, é provável que os responsáveis, não recebam a punição merecida. Avizinha-se um novo escândalo. Será o escândalo das cisternas de placa. Essas cisternas servem para armazenar água, de forma que possa acudir os sertanejos.
Verba federal tem sido destinada a financiar a construção dessas cisternas. Porém tem acontecido, reiteradamente, o desvio de verba na realização desse tão importante programa. Além de outros expedientes excusos, dá-se que, tem sido constatado fraudes no processo de construção. Ao invés de dez sacas de cimento, por exemplo, emprega-se tão somente seis sacas e, em decorrência disso, tem-se um produto precário que haverá de se inviabilizar, em curto prazo.
Ai está o grande problema enfrentado pelos governos, no capitalismo. Todos os programas de ação social de grande importância terminam por se inviabilizar, em função do fato de que, a malha executiva que gerencia essas iniciativas termine sendo contaminada, impiedosamente, pelas práticas de desvios de recursos, pela prática deslavada da corrupção.
O Brasil, país periférico do capitalismo, é dotado de práticas, nada “republicanas” que impossibilitam uma gestão profícua dos recursos destinados a promover resultados mitigantes, diante das condições de vida do povo. Esse quadro é ainda mais veemente na região do nordeste brasileiro onde as carências são mais profundas.
É uma vã ilusão se imaginar que é possível moralizar o capitalismo. Esse sistema, em sua fase aguda de exaustão é, intrinsecamente, corruptor e corrupto. Comprovando essa afirmação aí estão os escândalo que se sucedem, a começar por episódios extremamente danosos, como foi o caso do mensalão. Assim sendo, ao invés de se querer moralizar esse sistema sócio econômico o mais correto e mais consequente é denunciar a natureza pervertida do capitalismo, que se baseia na mais violenta exploração do homem pelo homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário