sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Contra os vândalos




Contra os vândalos

Sim. Somos contra os que vandalizam os serviços de saúde, sucateando postos e hospitais. Somos contra os que vandalizam a já precária rede de educação. Somos contra os que esquecem o transporte coletivo, optando por uma política de mobilidade que privilegia a “cultura do automóvel” e as construções de túneis, viadutos e elevados. Somos contra os que se aproveitam do dinheiro arrecadado através dos impostos, para promover festivais de corrupção. Em síntese, somos contra a despudorada exploração do trabalho para o enriquecimento de uns poucos.
É preciso ficar bastante claro que os verdadeiros vândalos são os que servem a manutenção do sistema capitalista, cujo objetivo único é proporcionar lucros para uma minoria, em detrimento de bilhões de seres humanos. É evidente, para nós, que as atitudes de alguns grupos propondo ações diretas, depredando tudo àquilo que chamam de símbolo do capitalismo, peca, taticamente, na medida em que afastam parcelas das massas populares amedrontadas diante dos confrontos entre a repressão e esses jovens voluntariosos, porém, insuficientemente informados.
É necessário compreender, e muito bem, que o nosso propósito deve ser a desconstrução do capitalismo, mas devemos entender que essa desconstrução não será obra de um grupo de bravos, como a nossa história tem, fartamente, provado. Somente o povo consciente constitui a força necessária para sepultar o sistema socioeconômico vigente e construir uma nova ordem econômica e social, cujo primado deverá ser a superação da exploração do homem pelo homem e a implantação da mais plena liberdade.
As jornadas populares do mês de junho, do corrente ano, trouxeram uma gama de lições que devem ser avaliadas para que possamos encaminhar as nossas tarefas em consonância com as gritantes necessidades históricas que hoje vivemos. É digno de admiração ver as paixões aflorarem, gritando por justiça, no entanto não podemos deixar nos levar por essas paixões, em detrimento da necessária clareza dos fatos e dos caminhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário