sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Fascismo e Stalinismo



Fascismo e Stalinismo

Para que não nos assustemos tanto com as palavras, antes devemos defini-las, com muito rigor, o seu significado. Como foi reconhecido, por todos os marxistas e socialistas revolucionários da fase pré-stalinista, a conquista da democracia política foi um grande avanço na caminhada da humanidade. Ela foi louvada, festejada e, sumamente, aclamada pelos verdadeiros socialistas, pelos socialistas revolucionários. Pretendiam eles avançar a democracia política para a democracia social (o socialismo). 

Mas, o que exatamente significa democracia política? Trata-se do direito de opinião, de organização, do livre debate, do voto universal e secreto, do direito de ir e vir e outros tantos direitos... Sabe-se, entretanto, que, por trás da República Democrática Burguesa, está a ditadura do capital sobre o trabalho.  

          Feitas essas considerações, vamos definir, com precisão, o que é fascismo e o que é stalinismo. O fascismo é a revogação das liberdades políticas, quando se impõe o partido único, o discurso único, a imprensa única, a total intolerância a qualquer dissidência, uma polícia política pronta a perseguir, prender, torturar e executar, sumariamente, aqueles considerados inimigos do Estado totalitário. Quem primeiro procedeu dessa forma foi a URSS e, de nada adianta, o ranger dos dentes, pois foi, ali, que foram revogados todos os direitos à liberdade política. 

A direita, responsável pela manutenção do capitalismo exaurido, apresenta-se sob várias faces.  Uma delas é a direita explícita, que se dá na forma democrática ou na forma mais brutal, porém, eventual, chamada de ditadura. Uma outra direita é a travestida de esquerda, mas tão fascista quanto fora o nazifascismo no seu papel de manter o sistema. Queira-se ou não, fascismo e stalinismo são irmãos siameses. Prova disso é a manutenção, ainda hoje, do capitalismo, mesmo esgotado, mesmo enxangue. Tudo o que existe tem suas causas. Portanto, reflitamos sem preconceitos sobre a pergunta: Sobreviveria esse sistema socioeconômico sem os auspícios do stalinismo? .

Nenhum comentário:

Postar um comentário