quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Olho vesgo



Olho vesgo

O meu amigo Anastácio, em matéria de política tem os olhos vesgos. Cada um deles só olha para um lado e isso leva a erros terríveis. Na vida existe o ruim e o pior, para não falarmos do bom e do excelente. Quando se escolhe o ruim é para evitar o pior.

Quando o imperialismo nazifascista quis impor-se ao mundo como expressão exacerbada da contrarrevolução, nós, socialistas revolucionários, não tínhamos forças para derrotá-lo; a única saída era estabelecer uma aliança tática com o ruim para evitar o pior. O ruim, nesse caso histórico, era o “imperialismo democrático”, representado pela Inglaterra, pelos Estados Unidos e pela burguesia francesa, no exílio. A falida URSS espalhou mundo afora que o inimigo não é o capitalismo. Muito bem, no imperialismo democrático exercitam-se o direito de ir e vir, o direito de organização, o direito de expressão e outras tantas liberdades políticas, como observamos, com todos os seus defeitos, aqui no Brasil.

O fascismo foi a revogação desses direitos conquistados. Foi e é um retrocesso para a humanidade. A primeira experiência fascista aconteceu com a vitória da contrarrevolução mundial, na década de vinte, do século passado, e se deu na URSS. Depois, foi a vez da Alemanha, Itália e Japão. Hoje, além do fascismo extremado da Coreia do Norte, temos o fascismo Islâmico. Anastácio, vesgo, não enxerga que, com o Talibã, as mulheres só podem exibir os olhos, e isso é um ato de ultrafascismo. No Irã, a prática da homossexualidade é punida com enforcamento e a mulher adúltera é apedrejada até a morte.

Os fundamentalistas do Talibã islâmico proíbem, sob pena de morte, que a mulher aprenda a ler. Mas o olho vesgo do Anastácio acha que isso é pior do que aqui no Brasil, na França, na Alemanha, na Inglaterra, na Itália, nos Estados Unidos.... Não queremos dizer que a democracia burguesa seja boa, mas o fanatismo dos “homens bombas” é o extremo da estupidez. Os olhos vesgos não enxergam que o mundo capitalista, exaurido, é que dá as cartas politicamente. Não existe hoje, no mundo, um só movimento revolucionário anticapitalista e isso é culpa dos olhos vesgos, tanto do Anastácio como da imensa maioria da população letrada e iletrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário