quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Teocrático ou Ateu



Teocrático ou Ateu

O fascismo é a supressão absoluta das liberdades políticas. Ao contrário dele, mesmo de caráter burguês, a democracia é a garantia da liberdade de opinião e organização. No Estado Democrático de Direito não existe o crime de opinião. Mesmo assim, o nosso objetivo maior não é a democracia política, que esconde a ditadura do capital sobre o trabalho e, sim, a democracia social.

A forma de dominação ideal da burguesia é a democracia política, pois, através dela, as classes dominantes exercem seu poder com o total consentimento dos dominados. Quando a burguesia, em razão de suas crises, sente a ameaça de perder o controle político da sociedade, ela recorre ao Estado de exceção, popularmente conhecido como ditadura. Em geral, trata-se de uma medida de caráter emergencial, mas, quando isso ocorre, é de nosso dever nos colocar contra o Estado de exceção e clamar pelas liberdades democráticas.

Caso mais grave do que um emergencial Estado de exceção é o exercício, extremamente contrarrevolucionário do fascismo, cuja pedra angular é, como já nos referimos, a absoluta supressão das liberdades políticas. 

A derrota da revolução socialista, em escala mundial, na década de vinte, do século passado, levou a que, na URSS, fosse construído o capitalismo de Estado; porém, para fazê-lo, era necessária a supressão das liberdades políticas, era necessária a instalação de um Estado totalitário; enfim, era necessária a implantação do fascismo. 

Tratava-se de um imperativo histórico: Ou se reconhecia a derrota, ou se procuraria vender gato por lebre, que, infelizmente, foi o que aconteceu. Ao invés de se assumir a derrota e evitar maiores danos para a humanidade, preferiu-se imprimir uma grande mentira, dizendo que o socialismo houvera sido vitorioso na velha Rússia e ali estava, em construção, o socialismo a caminho do comunismo. 

Posteriormente, o fascismo, como expressão exacerbada da contrarrevolução, floresceu na Itália, na Alemanha e no Japão e, então, apresentaram-se duas correntes do imperialismo. A primeira delas era a nazifascista e, a segunda, era a democrática burguesa. Diante do fato concreto de que o socialismo não tinha forças suficientes para impor a necessária derrota a essas duas vertentes do imperialismo, a saída tática que a história impunha era estabelecer uma aliança com a democracia burguesa para derrotar a extrema direita.

Diante de tantas e quantas mentiras, que marcam a história da humanidade, assinale-se o criminoso ato de engarrafar veneno aos milhões e espalhá-lo no mundo com o rótulo de leite. Esse fato levou a que milhões e milhões de pessoas consumissem o veneno da mentira soviética como se fosse o leite da verdade. 

O stalinismo praticou e pratica o fascismo ateu, enquanto os países dominados pelo fundamentalismo islâmico praticam o fascismo teocrático. Existem diferenças nas formas e até no grau de perversão, mas tanto o fascismo ateu do stalinismo, quanto o fascismo teocrático do fundamentalismo islâmico merecem o nosso repúdio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário