segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Teses de abril



Teses de abril

As teses de abril, formuladas por Vladimir Lenin, não foram nada originais. Naquele documento político, Lenin aderiu à tese da revolução permanente, formulada por Trotsky e Parvus, valendo lembrar que, sobre o assunto, já havia se reportado Karl Marx.

A questão central da tese consiste em dizer que, em alguns países retardatários, o processo revolucionário poderia desembocar na revolução socialista. Isso, porém, só poderia acontecer caso essas presumidas revoluções estivessem, intimamente, ligadas a um processo vitorioso do socialismo nos países capitalistas avançados. Mas isso não aconteceu na Rússia, assim como não aconteceu na China. Daí, tudo ter degringolado e se ter erigido, em nome do socialismo, a contrarrevolução, cujo instrumento mais eficaz foi a Terceira Internacional Comunista.

Nesse longo processo não houve meia derrota; ela foi total e acachapante e, como prova disso, está a hegemonia política, que hoje goza o capitalismo imperialista, enquanto o socialismo está reduzido a pequenos grupos de resistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário