segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Violência. Questão de Governo?



Violência. Questão de Governo?
                                                                                                                            
                Alagoas, governado pelo PSDB, mostra-se o Estado da Federação com o maior índice de violência contra a pessoa. O Ceará, governado pelo recém- criado PROS, é o terceiro na escalada da violência. São Paulo, reduto do PSDB, é a expressão maior desses desacertos. Enquanto isso, Brasília, ou melhor, o Distrito Federal, governado pelo PT, exibe alarmantes índices de homicídios e outros crimes violentos.

            Será que esses fatos não nos autorizam a compreender que a violência é algo acima dos diferentes governos? Não dá para concluir que, acima de PT, PROS, PSDB, PMDB, existe o capitalismo com as suas desigualdades e flagrantes injustiças? Por que, então, nos prostrarmos como répteis rastejantes, presos a questões infundadas e tão reduzidas, quando enfrentamos esse grande problema chamado violência? Não seria de melhor alvitre nos pôr a questionar a essência do problema, e não nos atermos às questões secundárias, periféricas? De onde vem o dinheiro gasto pelo PT, do Delúbio, do Genuíno, do Zé Dirceu, do Palocci, senão próprio de um sistema socioeconômico exaurido e encharcado de vícios, sempre pronto a distribuir propinas aos que lhes servem?

            Eis, nesses questionamentos, o caminho para exercitarmos o nosso pensar, as nossas reflexões e, dessa forma, não nos deixarmos continuar sendo enganados. Não há como explicar tantas chagas sociais, que vão da fome à favela, à prostituição, às drogas e, também, à violência, caso nos neguemos a enxergar que todas essas mazelas têm uma só fonte, uma só causa, que é, como já dissemos, um capitalismo exaurido, pronto a praticar e permitir que se pratique os mais hediondos crimes, destacando-se, dentre eles, a cruel agressão ao meio ambiente.

            Devemos levar em conta uma lição elementar. A alma do capitalismo é a busca incessante do lucro e, nessa busca, ele atropela os interesses maiores da humanidade. A busca desvairada pelo lucro é a essência desse sistema que deverá ser, urgentemente, desconstruído como uma única forma de salvar a humanidade de um desfecho completamente trágico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário